João Pessoa, 05 de fevereiro de 2015 | --ºC / --ºC Dólar - Euro
O ‘supergabinete’ que o presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB), prometeu ao senador paraibano José Maranhão tornou-se motivo de discórdia e briga interpartidária em Brasília.
Conforme o Blog do Josias, o espaço prometido a Maranhão fica no sétimo andar do edifício Anexo 1 (um dos espigões do Senado, de traço arquitetônico inconfundível). Parece não haver problemas… mas há.
É que no mesmo espaço prometido ao senador paraibano funciona a Primeira-Secretaria. E conforme Josias de Souza, Renan quer despachar a disputada Primeira-Secretaria para outro prédio, mais distante.
O Senado tem tentado, desde domingo passado, fechar um acordo interpartidário para ocupação do que seria uma ‘Prefeitura do Senado’. A briga é feia entre Renan e o PSDB (que – pelo critério do tamanho das bancadas – tem direito à Primeira-Secretaria)
Os tucanos indicaram o senador catarinense Paulo Bauer. Renan convidou a senadora goiana Lúcia Vânia. O tucano Flexa Ribeiro, atual titular da Primeiro-Secretaria, recusou-se a executar a mudança. Paulo Bauer, o indicado do PSDB, insinuou que não está disposto a deixar a repartição só para beneficiar o senador José Maranhão.
A briga parecia ter acabado quando Vânia retirou seu nome da disputa. Mas, não demorou e o senador Sérgio Petecão (PSD-AC) anunciou que pretende ocupar a Primeira-Secretaria e que peitará Bauer no voto. Maranhão, que ‘não tem nada com isso’, apenas observa…
Jãmarrí Nogueira – MaisPB
OPINIÃO - 22/11/2024