João Pessoa, 22 de fevereiro de 2025 | --ºC / --ºC Dólar - Euro
Kubitschek Pinheiro – MaisPB
Foto – Leo Martins
O pernambucano Geraldo Azevedo fez 80 anos em janeiro passado e acaba de lançar o frevo inédito “Sempre Valeu”, nas plataformas digitais. A letra tem parceria de Pippo Spera, com produção e arranjo de César Michiles. Uma beleza de frevo que reflete sobre os atos de amar e cantar e conclui, no auge de seus 80 anos, que vale a pena. O artista pernambucano termina a canção agradecendo à vida pelo dom que recebeu. Alegria feito confete, em cada nota, em cada traço, em cada passo.
A melodia e a poesia suave mesclada com a energia vibrante do frevo resultam em uma celebração musical que mantém viva a alma do frevo e a identidade única de Geraldo Azevedo, conhecido por sua voz suave e sua capacidade de criar obras envolventes. ”
O processo criativo aconteceu no estúdio de Geraldo, em sua casa, um ambiente que transborda inspiração. A gravação foi concluída em Recife terra do Galo da Madrugada, unindo parte da sua banda com uma seção de metais, para criar uma sonoridade e tradição do frevo quanto a essência do artista.
A arte vem da mãe
Geraldo Azevedo de Amorim nasceu em Petrolina, Pernambuco no bairro Jatobá (então zona rural da cidade), à beira do Rio São Francisco. Conviveu com a música desde os seus primeiros anos de vida: sua mãe, Dona Nenzinha, professora, cantava e promovia eventos culturais na escola que funcionava em sua própria casa; nestes eventos, aos quatro anos de idade, Geraldo já cantava e se apresentava.
A dica do MaisB é ouvir o frevo, cair na folia e muitos carnavais.
MaisPB – Que beleza esse frevo, “Sempre Valeu”, nas portas do carnaval. Como veio essa ideia tão boa, com Pippo Spera?
Geraldo Azevedo – Veio de um encontro com Pippo, durante uma turnê na Europa. Atualmente, ele mora em Barcelona. Depois de um show, em 2023, nos reencontramos. Ele já tinha feito a estrofe a partir de um verso meu. Terminamos de compor nesse encontro. Tenho outros dois frevos em produção. Quero lançá-los em breve.
MaisPB – A canção nos convida pra dançar e amar demais, ou seja, a vida, o amor, está tudo aí, né?
Geraldo Azevedo – Tudo! Essa música é perfeita para a celebração dos meus 80 anos. Agradeço a vida, pelo dom que me deu.
MaisPB – “Sempre Valeu” vai tocar demais nesse carnaval…, né?
Geraldo Azevedo – Assim espero! Vou mostrar a música pela primeira vez neste Carnaval. Tenho cinco shows na agenda, todos em Pernambuco, terra do Frevo e minha terra também. Estou feliz demais de celebrar 80 anos com muita alegria no Carnaval.
MaisPB – Esse single envolve muita gente bacana, né ? -Geraldo Azevedo em voz e violão, César Michiles nas flautas, Tonynho Tavares no baixo, Junior Xanfer na guitarra, Romero Medeiros nos teclados, Jerimum de Olinda nas percussões, Marcelo Pereira na bateria, Nelsinho Amarante no trombone, Fabinho Costa no trompete, além de Stevia Lira e Victor Bertonny nos vocais…
Geraldo Azevedo – Muito! César Michiles é o responsável por essa banda maravilhosa. A maioria deles toca comigo o ano todo, trabalhamos muito bem juntos e há muitos anos. César é um músico primoroso, meu braço direito no quesito musical.
MaisPB – Depois daquela imensa turnê com Chico César – já podemos pensar num novo disco de Geraldo Azevedo?
Geraldo Azevedo – Tenho muitas músicas novas para mostrar. Estou gravando e lançando aos poucos, mas não descarto a ideia do disco, não. Faz tempo que quero lançar um trabalho de inéditas. Vamos ver se esse ano sai.
Ouça a música:
Geraldo no carnaval
A agenda do carnaval de 2025 do artista está recheada. Na sexta-feira, (28) participa da abertura oficial do Carnaval Multicultural de Recife, no Marco Zero, em um show d’O Grande Encontro, ao lado de Alceu Valença e da homenageada do ano, Elba Ramalho, às 20h30. No sábado, dia 1º de março, Geraldo Azevedo e Banda se apresentam, às 23h30, no Arsenal.
Já no domingo, dia 2 de março, a festa continua no Polo Bomba do Hemetério, às 22h20. Na segunda-feira, 3 de março, é a vez de animar o Polo Jaqueira, com show marcado para às 20h. Encerrando sua maratona carnavalesca, na terça-feira, 4 de março, Geraldo Azevedo leva seu frevo e sua poesia para as ruas históricas de Olinda.
MaisPB
REAJUSTE - 21/02/2025