João Pessoa, 12 de março de 2025 | --ºC / --ºC Dólar - Euro
A secretária da Mulher e da Diversidade Humana, Lidia Moura, está participando da 69ª Sessão da Comissão sobre a Situação da Mulher – CSW, na sigla em inglês, 10 a 21 de março, na sede da Organização das Nações Unidas, em Nova Iorque (EUA), a convite da delegação brasileira, liderada pela ministra das Mulheres, Cida Gonçalves. Na segunda semana do evento, entre 17 e 21 de março, a comitiva será liderada pela secretária-executiva, Maria Helena Guarezi.
Na ocasião, lideranças mundiais e representantes da sociedade civil vão debater e articular oportunidades para o fortalecimento da agenda dos direitos das mulheres de todo o mundo. A CSW é, desde 1946, a principal instância global dedicada à promoção da igualdade de gênero e empoderamento das mulheres.
Com o lema “Vamos juntas por um mundo mais igualitário!”, a 69ª edição abordará a revisão e avaliação da implementação da Declaração e Plataforma de Ação de Pequim (1995), que completa 30 anos em setembro. A chamada Declaração de Pequim é considerada o marco fundamental para o avanço dos direitos das mulheres. A sessão também vai revisar o plano pactuado na 68ª sessão.
O Ministério das Mulheres realizará dois eventos paralelos na sede da ONU:
Além de acompanhar os eventos encabeçados pelo Brasil na CSW, a secretária Lidia Moura estará presente como coordenadora da Câmara Temática de Mulheres do Consórcio Nordeste em evento na Universidade de Columbia, no dia 19 de março, com o tema “Lideranças Femininas Locais: Transformando o Clima e o Cuidado no Brasil e na América Latina”. Lidia vai falar sobre Boas Práticas de Cuidado na América Latina: Transformando Vidas, Reduzindo Desigualdades e Fortalecendo Economias, às 15h.
No dia 13 de março, ela participará das atividades do Pacto Global com atividades que discutem o investimento social privado e os direitos das mulheres em parceria com Instituto Natura e Brazil Foundation, na UN Global Compact, pela manhã. Durante à tarde, a secretária Lídia Moura participa da audiência da Rede Global de Cidades e Governos Locais (CGLU), também na ONU.
MaisPB
BOLETIM DA REDAÇÃO - 13/03/2025