João Pessoa, 24 de março de 2025 | --ºC / --ºC Dólar - Euro

ÚltimaHora
programa hora h

Rio Jaguaribe passa por estudos técnicos para projeto de recuperação ambiental

Comentários: 0
publicado em 24/03/2025 ás 18h25
atualizado em 25/03/2025 ás 07h00

As Prefeituras de João Pessoa e de Cabedelo planejam, a partir desta segunda-feira (24), realizar novas ações para recuperação ambiental do Rio Jaguaribe. Recentemente, a região pluvial tem enfrentado grandes desafios ambientais e sociais que afetam a região, como o aparecimento de manchas escuras na desembocadura do rio.

Nesta manhã, foi realizada uma inspeção em uma das áreas afetadas. A ação contou com a participação de equipes da Secretaria do Meio Ambiente de Cabedelo e João Pessoa além do Batalhão Ambiental, da Guarda Municipal e outros órgãos locais.

O secretário do Meio Ambiente de João Pessoa, Welison Silveira, ressaltou em entrevista ao Programa Hora H, que o problema é multifacetado, envolvendo tanto questões ambientais quanto sociais.

“Estamos lidando com um grave problema de ocupação desordenada, onde há falta de saneamento básico adequado, e é preciso agir de maneira integrada para resolver essas questões”, relatou.

A Companhia de Água e Esgotos da Paraíba (CAGEPA) será acionada para providenciar soluções de saneamento para as áreas afetadas, a autarquia informou que existe rede de coleta na região, mas é necessário intensificar os esforços, especialmente porque essas áreas têm uma grande presença de ocupações irregulares.

Welison Silveira detalhou algumas das ações previstas para combater a poluição no Rio Jaguaribe. Ele afirmou que “já foi realizada a coleta de amostras para análise técnica, a fim de confirmar a origem da mancha escura que avança para o mar.”

De acordo com o secretário, apesar de haver contaminação por efluentes, é preciso compreender que “o mangue, por si só, também é uma área rica em matéria orgânica, que contribui para essa coloração escura da água, com raízes e folhagens em decomposição.”

As prefeituras ainda projetam a construção de um novo Parque Ecológico na área de mangue. De acordo com o secretário, essa seria uma das medidas que estão sendo implementadas para melhorar a qualidade ambiental na região.

“Estamos em fase de desenvolvimento de um parque intermunicipal que visa a recuperação da área de mangue. Essa ação é crucial para proteger o ambiente, impedir a invasão e promover a regeneração das áreas degradadas. Outras tecnologias de remediação, como passarelas de filtragem, boias de contenção e jardins filtrantes, estão sendo aplicadas para mitigar os efeitos da poluição”, concluiu.

MaisPB