João Pessoa, 26 de março de 2025 | --ºC / --ºC Dólar - Euro

ÚltimaHora
por unanimidade

1ª Turma do STF forma maioria para tornar Bolsonaro réu por tentativa de golpe

Comentários: 0
publicado em 26/03/2025 ás 14h20
atualizado em 26/03/2025 ás 16h54
Foto: Gustavo Moreno/STF

A Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal (STF) tornou réu, na tarde desta quarta-feira (26), o ex-presidente Jair Bolsonaro por meio da denúncia apresentada pela Procuradoria-Geral da República contra ele e seus aliados pela tentativa de golpe no país.

O primeiro voto foi do ministro Alexandre de Moraes, relator do caso. Durante o voto, Moraes apresentou um vídeo com imagens dos ataques de 8 de Janeiro de 2023, quando bolsonaristas invadiram as sedes do próprio Supremo, Palácio do Planalto e Congresso Nacional.

“Essas imagens não deixam nenhuma dúvida da gravidade dos delitos dos fatos narrados pela Procuradoria-Geral da República”, disse Moraes, ironizando que não havia “nenhuma bíblia ou batom” nos atos antidemocráticos.

O segundo a votar foi o ministro Flávio Dino. O magistrado disse haver indícios razoáveis contra os acusados. Luiz Fux seguiu os os colegas de toga.

Os ministros Cármen Lúcia e Crisitiano Zanin, presidente da Primeira Turma do STF, também acompanharam o relator.

A denúncia julgada pela turma trata do chamado núcleo crucial, composto por:

  • Jair Bolsonaro, ex-presidente da República;
  • Walter Braga Netto, general de Exército, ex-ministro e vice de Bolsonaro na chapa das eleições de 2022;
  • General Augusto Heleno, ex-ministro do Gabinete de Segurança Institucional;
  • Alexandre Ramagem, ex-diretor da Agência Brasileira de Inteligência – Abin;
  • Anderson Torres, ex-ministro da Justiça e ex-secretário de segurança do Distrito Federal;
  • Almir Garnier, ex-comandante da Marinha;
  • Paulo Sérgio Nogueira, general do Exército e ex-ministro da Defesa;
  • Mauro Cid, delator e ex-ajudante de ordens de Bolsonaro.

MaisPB

MaisTV

PSB quer consolidar bancada estadual e federal “forte” para 2026, diz João

CONVENÇÕES PARTIDÁRIAS - 29/03/2025

Opinião

Paraíba

Brasil

Fama

mais lidas