João Pessoa, 31 de março de 2025 | --ºC / --ºC Dólar - Euro

ÚltimaHora
Professora Emérita da UFPB e membro da Academia Feminina de Letras e Artes da Paraíba (AFLAP]. E-mail: [email protected]

A festa de Zenilda

Comentários: 0
publicado em 31/03/2025 ás 08h26

A vida é uma viagem com várias estações, cada uma com peculiaridades, beleza e realizações únicas. Não tem segundo ato. Portanto, não permite repetições ou fazer consertos nos fatos passados. Não há como recuperá-los, mas pode-se dar início a uma nova história. É assim que vejo cada aniversário, quando comemoramos mais um ano de existência. Este acontecimento nos faz sentir a dinâmica da vida que gera concorrência com o tempo, e este é implacável pois está sempre a nos cobrar. Isto é constatado quando acompanhamos um ser desde seu nascimento ao seu evoluir. A cada ano identificamos o progresso físico-psicomotor, visto a olho nu, e aí vamos vencendo, construindo etapas no caminhar das pretensas realizações: afetivas, pessoais, profissionais, etc. Este movimentar dá sentido ao viver e faz o ser humano diferente e único no contexto da sociedade que os une coletivamente.

O aniversário de 80 anos de Zenilda Azevedo Pontes, realizou-se dia 22 de março próximo passado, em clima festivo, no local mais bem escolhido: O Sonho Doce. O convite foi emitido por seus filhos Eduardo, Ricardo e Aninha. Zenilda reuniu naquele recinto seus familiares e pessoas amigas que privavam de seu relacionamento, convívio e amizade. Estavam ali de forma restrita e selecionada a pequena plêiade que teve o privilégio de com ela participar deste evento – aniversário de 80 anos. Festa maravilhosa, tudo dentro do planejado pela anfitriã. Comemoração que reuniu as amigas, suas colegas no Colégio N. S. de Lourdes no Curso Colegial. Pareceu-nos encontro com o passado, isto colaborado pelo músico e “crooner” Beto, que trouxe um repertório dos anos 60,70, e 80, estimulando todas nós a revivermos os bons tempos de nossa adolescência e juventude, tornando o ambiente que transmitia o sentimento de alegria, amor e amizade cultivada através dos anos e que ao continuar, consolida-se ainda mais. Constatava-se a emoção de todas nós durante o evento, pois nessa altura em que nos encontramos, quase todas da mesma idade, não há troca de benefícios e sim o que ficou na essência de nosso âmago mais profundo, que é externado pelas reações ali demonstradas.

É chegado o momento da fala dos parentes. A filha Aninha externou um pouco de sua vida e o relacionamento familiar, sobretudo com sua mãe Zenilda, traçando um perfil de sua genitora, exaltando os seus atributos como mãe, e o processo educacional ao qual foram submetidos: uma educação exemplar pautada em princípios morais cristãos que nortearam todo o processo de sua aprendizagem, não só o seu, mas de seus irmãos. Também quiseram fazer uso da palvra os filhos Eduardo e Ricardo ratificando o que já havia dito a irmã acrescido de algumas especificidades de seus relacionamentos com a mãe e que de perto os tocavam. Hoje, afirmam que o resultado foi o sucesso da sua formação. Todos encaminhados na vida, bem-sucedidos, constituíram famílias completando a realização de Zenilda como mãe e avó com cinco netas. Seguido do jantar.

Aninha, segundo ela, para suprir a falta de valsa nos quinze anos de Zenilda, havia programado uma valsa solene, que seria dançada por Zenilda com os filhos, celebrando assim a culminância de uma vida exitosa e cheia de realizações, o que mereceu os aplausos de todos os presentes. Emocionante! Prosseguiu com o corte do bolo.

Era visível o contentamento das amigas e dos parentes que fizeram rodas de dança e brincadeiras acompanhadas também das crianças que expressavam o espírito lúdico em seu divertimento encantando a todos.

Uma data como esta, não podia deixar de ser lembrada para a posteridade a fim de mantê-la viva na memória de todos aqueles que compartilharam e puderam, junto com Zenilda, viver este momento de felicidade e demonstrar para ela quanto a amamos e o que representa para suas amigas.

Em conversa com as amigas, estas mostraram o desejo de também partilhar da homenagem através de mensagens para marcar sua participação:

Germana Villar, disse: “Querida Zenilda, que seus próximos anos de vida sejam cheios de muita paz, alegria, saúde e carinho dessa família tão bonita que você tem. Que Deus a guie e abençoe. Felicidades por estes lindos 80 anos, e receba meu abraço com muito carinho. ”

Wolma Toscano Carneiro, escreveu: “Há alguns dias, chegou em minhas mãos um convite da amiga querida Zenilda, para comemoração dos seus 80 anos. Estava extensivo ao meu esposo. Foi motivo de uma grande alegria.

Nesse dia especial, íamos estar juntas, as alunas que dividiram por muitos anos as salas de aula das Lourdinas. A ansiedade me envolveu e eu desejei que esse dia chegasse logo.

Foi um acontecimento impar e que superou toda minha expectativa. Uma festa dedicada a uma pessoa maravilhosa e que acendeu em todas nós a nossa juventude. As canções de nossa época nos embalaram e contagiaram todos os convidados.

Zenilda querida, seus filhos e toda sua família declararam o quanto a amam e isso muito nos emocionou. Gratidão a Deus por sua vida.

Fiquei muito feliz por estar ao seu lado, celebrando este dia, fazendo parte dos que lhe têm muito carinho e amizade.

Beijos de Wolma”

Rosimar, afirma: “Zenilda, parabéns. Que Deus continue lhe abençoando e protegendo. Felicidades. Beijinhos. Rosimar”

Ana Maria Ferreira, expressa; “Zeni. Satisfeita com sua recordação de seus 15 anos e lembrando dos alegres tempos da nossa infância e colegas de colégio, enviamos nossos Parabéns com os votos de muita saúde, paz e felicidades com sua querida família. Abraços Ana e Melito“.

Letícia Teixeira, assim se posicionou: “Zenilda, hoje é um dia marcante para você,todos os seus familiares e amigos, que lhe amam. Parabéns amiga, pelo seu Niver!” Desejo a você um dia lindo, cheio de alegria, sorrisos, abraços e muita curtição. Completar 80 anos não é para todos, é uma Dádiva Divina, tem que ser celebrado com grande alegria. Zeni, querida, infelizmente não pude festejar com você por estar adoentada, mas breve nos encontraremos.

Que Deus abra as comportas do ceú iluminando a sua vida e derramando bênçãos generosas de fé, paz, saúde e longevidade. Beijos no coração de sua colega e amiga de longa datas. Feliz Aniversário! “

Eliete, exprimiu: Amizade sincera é algo precioso, pois hoje a maioria das pessoas tem amizade por interesse e, não, pelo afeto, que nos conduz a um plano espiritual caracterizado por amor e gratidão de lindas recordações de passado distante. Os oitenta anos de Zenilda foi um encontro de gerações, onde todos se confraternizaram em torno da aniversariante. Ela faz parte de tantas lembranças maravilhosas da minha infância e adolescência do Colégio das Lourdinas onde estudamos juntas. Sua família reunida filhos, netos, noras, amigos era só alegria pela idade alcançada e gratidão a Deus por esta dádiva.

Radiante com seu doce jeito de falar, a todos recebia com sua voz meiga que é uma de suas inúmeras características. Festa animada com músicas lindas onde alguns participavam dançando, outros cantando, conversando, para brindar os 80 anos dessa colega maravilhosa.

Que esta data festiva esteja sempre em sua memória Zenilda! Simboliza certeza de paz, saúde, amor e tranquilidade e de grandes realizações resumidas numa só palavra: Felicidade! Com carinho Eliete.

Lúcia Y Plá, expôs: Zenilda, nos conhecemos há muitos anos atrás. Depois de tanto tempo afastadas e sem notícias, tivemos a oportunidade desse reencontro maravilhoso. Estou muito feliz de poder parabenizá-la nos seus 80 anos. Um grande beijo da amiga Lucinha.

Vânia, disse: Este final de semana tive a imensa satisfação de participar da festa de aniversário dos 80 anos da minha colega de Curso, Zenilda Azevedo Pontes. Foi lindo e imensurável sentir o carinho e o amor que a ela foi demonstrado pelos seus filhos, noras, netos e amigos demais convidados, especialmente a nossa turma da Lourdinas 1963. Eu gostaria de expressar a minha admiração pela nobre colega e afirmar que valeu a pena me deslocar de uma distância de 400 km, para vir abraçá-la e prestar minha homenagem. Parabéns e vida longa! São os votos de Vânia Vasconcelos.

Maria Arminda, escreveu: Zenilda, sua festa foi um presente de Deus para todas nós suas amigas. A alegria, foi o ponto alto da festa, as músicas maravilhosas, o sentimento de júbilo era contagiante, os depoimentos dos seus filhos, que coisa linda! Emocionante! Tudo ocorreu de forma planejada no aniversário.

Que Deus abençoe hoje e sempre, você e toda a família, deseja sua amiga de coração. Mª Arminda.

Cléa Moura, expressou: A Comemoração dos 80 anos de minha grande amiga Zeny foi maravilhosa. Todas as pessoas que fizeram parte de sua vida estavam presentes. Sua família, com muita atenção aos convidados que, cantando e dançando, festejaram de forma admirável. Ela estava linda com seus belos olhos verdes, distribuindo simpatia e carinho aos convidados com a doçura que lhe é peculiar.

A minha amizade com Zeny é de longas datas e o carinho que sinto por ela faz meu coração muito feliz. Desejo-lhe toda felicidade do mundo e que Deus possa oferecer-lhe bênçãos, paz e saúde em abundância. A amiga Cleinha.

Giannina Faraco, relatou: Zenilda, colega e amiga desde os tempos de ginásio nas Lourdinas, Lembro de sua meiguice na sua adolescência com uma convivência sempre meiga e amiga que dispensava atenção as colegas da turma. Quando passamos para o 2º grau as turmas se dividiram e continuamos juntas, mas a amizade continuou discreta, mas muito saudável. Depois a vida nos afastou, mas sempre tive lembrança da amizade que mantínhamos.

Desejo a você muita saúde, alegrias e mais encontros. A amiga Giannina

Valmira Cartaxo Queiroga – em áudio no WhatsApp prestou este testemunho: Querida amiga Regina, realmente foi uma noite maravilhosa. Eu estava precisando de uma reunião desta, como a do aniversário de 80 anos de Zenilda. Uma reunião de alegria, não foi? Uma reunião com cheiro de sentimento deste mais profundo que a gente possa sentir. Foi linda a festa. Amei! Estar com vocês curtindo esta celebração.

Quis que a homenagem feita a Zenilda fosse compartilhada com as demais amigas e para tal solicitei a todas que enviassem, por escrito, ou em áudio, mensagens que demonstrasse amor e amizade. De prontas, todas enviaram e estão acima transcritas. Percebe-se que abordaram o aspecto sentimental que mais tocava aos seus corações na admiração que nutriam por ela. Rememoraram lembranças e fatos que viveram juntas no vigor da juventude. Ficaram evidentes e enaltecidas as qualidades do seu agir, do jeito de ser, que encanta a todos que a conhecem, criando laços de amizade que perduram até os dias de hoje.

Escrevemos esta crônica com o propósito de registrar tamanha celebração e através dela trazer um pouco da história da aniversariante situada em seu tempo, reavivando a memória daqueles que a conhecem e torná-la conhecida para as próximas gerações.

Valeu Zenilda !

Profª. Emérita da UFPB e membro da Academia Feminina de Letras e Artes da Paraíba (AFLAP

* Os textos dos colunistas e blogueiros não refletem, necessariamente, a opinião do Portal MaisPB