João Pessoa, 31 de março de 2025 | --ºC / --ºC Dólar - Euro

ÚltimaHora
joão pessoa/cabedelo

CBTU intensifica viagens de trem para obras e manutenção de VLT´s

Comentários: 0
publicado em 31/03/2025 ás 17h24
Foto: reprodução/CBTU

As obras de modernização e recuperação da superestrutura e infraestrutura da via férrea na Capital iniciadas no começo deste mês, junto com as construções de mais três terminais ferroviários, a modernização de seis estações e a manutenção meticulosa dos 10 anos de uso dos Veículos Leves sobre Trilhos (VLTs) estão levando a CBTU João Pessoa a otimizar as viagens de trem. A partir dessa terça feira (1) os trens passam a operar com uma grande horária mais eficiente para atender aos mais de 3,5 mil usuários. Ao todo, os trens farão 26 viagens de segunda a sexta e nove aos sábados.

A nova grade horária se baseia na necessidade de locomoção dos passageiros apontada em pesquisa de opinião realizada no final do ano passado. De acordo com a equipe que montou a nova tabela, a ideia é mantê-la por um período até implantar o uso do horário livre, oferecendo mais viagens nos horários de pico, mas sem hora fixa para embarque. Segundo o superintendente da CBTU João Pessoa, Paulo Barreto, essa medida é uma evolução no fluxo ferroviário de passageiros como já existe em outras cidades onde há trens e metrôs. “Vamos dar início a uma nova modalidade de horários, ou seja, os trens irão ter espaços menores nos horários de pico e um pouco maiores quando o movimento estiver fraco”, explica.

Os estudos do fluxo de viagens com horários livres já foram iniciados e devem entrar em fase experimental ainda no segundo semestre deste ano. De acordo com o gerente de operações, Othomagno Viegas, para que essa implantação aconteça será preciso, dentre outros fatores, da otimização da grade horária fixa atual para acomodação do tempo e também da adequação dos horários que será feita pelos passageiros. “É um processo complexo que estamos em plena evolução dos estudos para chegarmos ao que melhor será oferecido aos usuários”, diz. “O importante é que no futuro, nos horários de pico, terão várias viagens para atender a demanda, sem que o passageiro aguarde por muito tempo”, acrescenta.

Nesse intervalo de tempo, devida as obras de modernização da via que requerem um fluxo otimizado dos trens durantes os serviços, a CBTU vai realizar as manutenções minuciosas nas suas composições de VLTs, que completaram 10 anos de circulação. A expectativa é que em 2026, o sistema esteja finalizando essas obras e com os equipamentos mais revisados e finalizados.

MaisPB