João Pessoa, 10 de abril de 2025 | --ºC / --ºC Dólar - Euro
Cultura Popular pode ser definida como qualquer manifestação tais como dança, música, festas, literatura, folclore, arte, congada, marujada, quilombo, cabocolinhos, reisado, bumba-meu-boi, coco, batuque, cultura rural, quadrilha, lundu, folguedos populares, literatura de cordel, mitos, comidas típicas, cerâmica e uma variedade de outras manifestações de natureza popular, em que o povo produz e participa de forma ativa.
A cultura popular é o resultado de uma interação contínua entre pessoas de determinadas regiões e recobre um complexo de padrões de comportamento e crenças de um povo. Nasceu da adaptação do ser humano ao ambiente onde vive e abrange inúmeras áreas de conhecimento: crenças, artes, moral, linguagem, ideias, hábitos, tradições, usos e costumes, artesanato e o folclore.
É o que diferencia um povo, é o que dá o tom e a cor a uma dada sociedade e abrange um modo de vida. Ao contrário da “cultura de elite”, a cultura popular surge das tradições e costumes e é transmitida de geração para geração, principalmente, de forma oral. O conteúdo da cultura popular é determinado em grande parte pelas indústrias que disseminam o material cultural, como por exemplo as indústrias do cinema, televisão e editoras, bem como os meios de comunicação. No entanto a cultura popular não pode ser descrita como o produto conjunto dessas indústrias; pelo contrário, é o resultado destas.
O mais importante na arte popular, ou cultura popular, não é o objeto produzido, mas sim o artista, o povo, a periferia, isso faz com que a arte popular seja contemporânea ao seu tempo e lugar.
A obra de arte popular, cultura popular, constitui um tipo de linguagem por meio das quais os povos expressam suas lutas pela sobrevivência. Cada objeto é um momento de vida. Ele manifesta o testemunho de algum acontecimento, a denúncia de alguma injustiça.
Ao ver a cultura como algo amplo, sem ser um produto, chega-se à conclusão que toda cultura é por definição popular. Não existe cultura pertencente a um único grupo social, toda cultura é baseada em fatos históricos sociais que implicam na formação cultural e na aceitação de valores e costumes.
Uma fonte da cultura popular, é o folclore. Inclusivamente, no mundo pré-industrial, a cultura de massa como hoje é entendida não existia, existindo, no entanto, uma cultura folclórica. Esta camada anterior de cultura, ainda persiste na nossa sociedade, seja, por exemplo, em forma de anedotas ou por transmissão oral, as quais se espalham pela população de boca em boca, tal como sempre aconteceu.
Não é fácil definir o que é cultura popular. Por muito tempo, ela foi considerada como algo simplesmente tradicional e até um sinal da alienação do povo. Contudo, essa visão tem sido contestada por estudos que comprovam que a cultura popular é rica, mutável e está sempre em uma relação de tensão com os blocos de poder dominante.
O conceito de cultura popular engloba manifestações, atividades e símbolos produzidos na tradição e na experiência cotidiana de um povo. Além disso, ela pode se relacionar favorecendo ou combatendo a cultura dos poderosos ou dominantes em uma sociedade.
A cultura popular por muito tempo já foi chamada de folclore, em oposição aos conhecimentos e as tradições acadêmicas e intelectuais. Ou seja, as manifestações culturais do povo seriam algo sem reflexão. Sem crítica social, de origem na experiência do dia a dia.
Falar de culturas populares é discutir sobre as relações de poder entre símbolos e manifestações culturais. De fato, quando consumida por classes dominantes, a cultura popular é prestigiada. Entretanto, em certas ocasiões, essa cultura se manifesta também contestando o poder dominante.
Por essa razão, a cultura popular é uma manifestação do povo, sempre em uma relação de diferença com a cultura dominante. Às vezes, as expressões populares podem ser conformistas ou resistentes aos blocos de poder, mas sempre como um ponto crítico.
Na festa; as festas são importantes na cultura popular. O Carnaval, por exemplo, é uma expressão cultural brasileira famosa, sendo prestigiada tanto pelas classes abastadas quanto pelas massas pobres. Contudo, de tempos em tempos, sempre surgem manifestações no Carnaval que mostram seu descontentamento com o poder dominante.
Na religião: outro exemplo da importância desse aspecto é a umbanda – uma religião brasileira, de matriz africana, se definindo como a manifestação do espírito para a prática da caridade.
Na alimentação: esse é um campo bastante rico das comunidades humanas. Afinal, a alimentação não está apenas relacionada com o suprimento de necessidades fisiológicas, mas a toda uma lógica cultural. Os hábitos alimentares de um povo ou as chamadas comidas típicas são exemplos ilustrativos para pensar essa questão.
Na música: também presente nas festas, na religião e em outros âmbitos, a música é um aspecto bastante importante para diversas culturas populares. No caso brasileiro, existem algumas expressões conhecidas e características, como o samba.
Coco: é uma dança originária do norte e do nordeste do Brasil, organizada em filas e rodas, composta de sapateados, palmas, umbigadas e se utiliza de instrumentos de percussão.
Congada: é um folguedo composto de danças e cantos em homenagem a São Benedito e Nossa Senhora do Rosário. Sua origem é atribuída a grupos de escravos no nordeste.
Literatura de cordel: é uma típica representante da cultura popular. Ela é vendida em feiras, no formato de folhetos pendurados em barbantes, narrando histórias, acontecimentos locais e nacionais.
Boi-bumbá: também é um folguedo, correndo no Pará e no Amazonas, tendo formas de manifestação especificas a depender do local. Ele conta uma história da ressurreição do boi, misturando elementos cristãos, indígenas e africanos.
Folia de reis: conta uma história, a da virgem dos Três Reis Magos até Belém, ao encontro do menino Jesus. É composta por diversos instrumentos musicais, vestimentas e cantos.
As culturas populares no Brasil são diversas e estão relacionadas com a história do país, sua riqueza cultural, a colonização, a desigualdade social e o racismo.
* Os textos dos colunistas e blogueiros não refletem, necessariamente, a opinião do Portal MaisPB
SUCESSÃO EM 2026 - 10/04/2025