João Pessoa, 14 de abril de 2025 | --ºC / --ºC Dólar - Euro
A equipe médica do ex-presidente Jair Bolsonaro fez uma coletiva de imprensa para atualizar o estado de saúde dele na manhã desta segunda-feira (14). Segundo os médicos, o procedimento de Bolsonaro foi “complexo e prolongado”, e não há previsão de alta até o momento.
“Foi um procedimento muito complexo. E, agora, quando há um procedimento muito prolongado como esse, o organismo do paciente acaba ficando muito inflamado (…) Não há previsão de alta”, disse o médico cardiologista Leandro Echenique.
Bolsonaro se encontra na Unidade de Terapia Intensiva (UIT) e recebe medidas de suporte clínico, nutricional e de prevenção de infecções.
De acordo com a nota divulga nesse domingo (13), Bolsonaro foi submetido a cirurgia de extensa lise de aderências e reconstrução da parede abdominal. O procedimento durou cerca de 12 horas e ocorreu sem intercorrências. Também não houve necessidade de transfusão de sangue.
A obstrução foi consequência de uma dobra do intestino delgado, que dificultava o trânsito intestinal e foi desfeita durante o procedimento de liberação dessas aderências.
Bolsonaro passou mal quando cumpria agenda em Santa Cruz, no Rio Grande do Norte, na sexta-feira (11). Ele quando sentiu fortes dores abdominais e foi encaminhado para um hospital no estado de helicóptero e, no sábado (12), foi transferido para Brasília.
Em uma rede social, a ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro celebrou o fim da cirurgia: “Cirurgia concluída com sucesso! A Deus, toda honra e toda glória! Estou indo agora para a sala de extubação, onde poderei vê-lo. Em breve, os médicos darão uma coletiva com mais informações. Meu coração transborda de gratidão a cada um de vocês que tem orado, enviado mensagens e intercedido pelo meu amor. Obrigada por estarem conosco nesse momento tão delicado. Seguimos firmes, com fé e esperança!”, escreveu.
MaisPB
BOLETIM DA REDAÇÃO - 15/04/2025