João Pessoa, 14 de abril de 2025 | --ºC / --ºC Dólar - Euro
Uma reunião conjunta realizada na manhã desta segunda-feira (14), na sede do Ministério Público da Paraíba (MPPB), juntou representantes do Instituto São José (entidade responsável pelo Hospital Padre Zé), do Ministério Público da Paraíba (MPPB), do Ministério Público de Contas, do Tribunal de Contas do Estado da Paraíba (TCE-PB), da Prefeitura de João Pessoa e do Governo do Estado, com o objetivo de discutir medidas que assegurem a continuidade do funcionamento do hospital Padre Zé.
O principal encaminhamento da reunião foi a construção de um requerimento conjunto a ser apresentado ao TCE-PB, solicitando a formalização de um pacto institucional que possibilite a superação dos entraves administrativos relacionados à rejeição de contas de gestões anteriores da unidade hospitalar. A medida visa garantir a renovação dos contratos e o pleno funcionamento dos serviços prestados pelo Hospital Padre Zé.
Durante o encontro, também foi reforçada a responsabilidade dos órgãos de controle em assegurar que a população não seja prejudicada por irregularidades cometidas em gestões passadas. De acordo com o advogado do hospital, a atual administração do hospital não é alvo das rejeições de contas que motivaram a crise recente, mas sofre as consequências administrativas dessas pendências.
Na última semana, uma decisão judicial garantiu a continuidade do repasse de recursos ao hospital, o que impediu a suspensão dos serviços. No entanto, as autoridades participantes da reunião concordaram que medidas mais duradouras precisam ser adotadas para que a manutenção das atividades da unidade hospitalar não dependa exclusivamente de decisões judiciais emergenciais.
MaisPB
BOLETIM DA REDAÇÃO - 15/04/2025