João Pessoa, 15 de abril de 2025 | --ºC / --ºC Dólar - Euro

ÚltimaHora
Investigação

Ex-diretor da Abin é intimado pela PF por suposta espionagem ilegal

Comentários: 0
publicado em 15/04/2025 ás 11h15
atualizado em 15/04/2025 ás 11h29
Foto: Reprodução/Agência Brasil

A Polícia Federal intimou o ex-diretor adjunto da Agência Brasileira de Inteligência (Abin), Alessandro Moretti, para prestar depoimento na investigação que apura um esquema de espionagem ilegal na gestão do ex-presidente Jair Bolsonaro.

A previsão é que o depoimento aconteça na próxima quinta-feira (17), mesmo dia em que o atual diretor-geral da Abin, Luiz Fernando Correa.

Apesar de não ter ocupado cargo na Abin durante a gestão Bolsonaro, Moretti é alvo da investigação por suspeita de ter, já no governo Lula, atuado para dificultar o andamento das apurações. Segundo a PF, há indícios de que integrantes da cúpula da Abin, nomeados na atual gestão, teriam interferido restringido o acesso a dados.

A investigação foi aberta após dois agentes da Abin afirmarem à PF que o Brasil fez um ataque hacker ao Paraguai, na intenção de obter informações sobre as negociações com a Usina Hidrelétrica de Itaipu.

Alessandro Moretti foi exonerado do cargo de diretor-adjunto da Abin em 30 de janeiro de 2024. Ele foi substituído por Marco Cepik.

MaisPB