João Pessoa, 21 de abril de 2025 | --ºC / --ºC Dólar - Euro
Nomeado no dia 9 de abril, o bispo da Diocese de Cajazeiras, Dom Francisco de Assis Gabriel dos Santos, destacou o papel do Papa Francisco em sua nomeação em entrevista ao Programa Hora H, da Rede Mais. Durante a conversa, ele detalhou o processo de escolha de um bispo, exaltou o legado pastoral do Papa Francisco e projetou os caminhos da Igreja com a escolha de um novo pontífice.
Dom Francisco destacou como o Papa Francisco deixou marcas profundas na forma de evangelizar e conduzir a Igreja e exaltou a maneira acessível de comunicar do Papa.
“O Papa Francisco pontuou a pastoral da Igreja. Ele convocou quatro sínodos, fez um estudo da Igreja no mundo inteiro, depois convocou bispos das diversas regiões. Primeiro o sínodo sobre a família, depois sobre a juventude, depois sobre o meio ambiente e agora sobre a própria missão da Igreja no mundo de hoje. O Papa Francisco pautou a evangelização no nosso tempo contemporâneo. Eu acho que ele deu as dicas por onde caminhar”, relatou Francisco.
A Diocese de Cajazeiras estava sem bispo desde novembro de 2023, quando Dom Francisco de Sales foi nomeado bispo de Mossoró, no Rio Grande do Norte. Após meses de consultas feitas pela Nunciatura Apostólica, o nome de Dom Francisco foi apresentado ao Papa e confirmado oficialmente em abril de 2024.
“O nomeado só fica sabendo no ato da nomeação, ele não é consultado, eu aceitei por obediência filial ao Santo Padre e confiança, porque a mensagem que o Papa envia pelo nosso Núncio Apostólico é a seguinte: O Senhor tem a minha proximidade e as minhas orações, e depois, o bispo nomeado escreve uma carta. Eu escrevi essa carta ao Santo Padre e, há dez dias, deve ter chegado às mãos dele”, relatou.
Ao comentar sua ligação com o Papa Francisco, o bispo revelou o quanto se sentiu motivado a aceitar a nomeação, tanto para Campo Maior, em 2017, quanto agora para Cajazeiras.
“Uma das alegrias que me fez dizer sim ao Papa quando fui nomeado para a Diocese de Campo Maior, no Piauí, em 2017, é que a nomeação havia sido feita por ele, o Papa Francisco, um homem de grande inspiração, de grande proximidade, de uma comunicação fácil, seja pela palavra, seja pela presença. E digo que isso me animou a dizer: sim, eu aceito a nomeação para Campo Maior. E agora, depois de sete anos e sete meses, o Papa Francisco também me nomeia para Diocese de Cajazeiras, na Paraíba”, disse Dom Francisco.
MaisPB
RENOVADOR DA IGREJA - 21/04/2025