João Pessoa, 24 de abril de 2025 | --ºC / --ºC Dólar - Euro
A Polícia Rodoviária Federal da Paraíba (PRF) alertou, nesta quinta-feira (24), para uma ocorrência registrada recentemente no canteiro de obras do Viaduto de Água Fria, localizado no km 24 da BR-230, em João Pessoa. Nos últimos dias, um vídeo que circula nas redes sociais mostra um motociclista acessando de forma irregular o viaduto, previsto para o dia 30 de abril.
A conduta foi classificada pela PRF como “imprudente e de alto risco”, uma vez que a estrutura ainda não está liberada para o tráfego de veículos.
“A PRF tomou conhecimento, por meio de vídeo que circula nas redes sociais, de um motociclista acessando indevidamente o Viaduto de Água Fria em construção. Essa ação irresponsável expõe o condutor a grave perigo, considerando a presença de cabos e detritos que comprometem a aderência dos pneus, além de colocar em risco a vida dos trabalhadores da obra. Estes, focados em suas tarefas e utilizando equipamentos de proteção auricular, não esperam a circulação de veículos em alta velocidade em uma área isolada há meses. Tal conduta, além de imprudente, sujeita o infrator a penalidades legais”, informou.
De acordo com a PRF, os operários utilizam equipamentos de proteção auricular e estão concentrados em suas atividades, o que agrava o risco de acidentes causados por veículos trafegando indevidamente em uma zona isolada e sem sinalização voltada ao tráfego comum.
A conclusão da construção do viaduto proporcionará a ligação entre o bairro de Água Fria e a Rua Ranieri Mazzili, no Cristo Redentor. A estrutura viária possui uma extensão aproximada de 1 quilômetro. A previsão é que o fluxo de veículos na parte superior do viaduto seja liberado na próxima quarta-feira, 30 de abril. Com isso, os veículos poderão circular com segurança pela BR-230, sem a necessidade de utilizar a via marginal à rodovia.
Além de representar um perigo real, o acesso não autorizado a áreas em obras pode configurar infração grave. Conforme o Artigo 209 do Código de Trânsito Brasileiro (CTB), ultrapassar bloqueios viários sem permissão é passível de multa de R$195,23 e cinco pontos na Carteira Nacional de Habilitação (CNH).
Para coibir o acesso não autorizado ao Viaduto de Água Fria, a PRF intensificou as rondas ostensivas na área e emprega o sistema de videomonitoramento. A utilização de câmeras de monitoramento tem se revelado uma ferramenta valiosa para aprimorar a segurança viária e reduzir a violência no trânsito. A capacidade de identificar infrações em tempo real permite uma intervenção imediata e precisa, dissuadindo comportamentos de risco que podem resultar em acidentes graves.
Adicionalmente, a fiscalização por videomonitoramento fortalece a capacidade da PRF de implementar um policiamento mais estratégico e eficiente, direcionando esforços para as áreas com maior incidência de infrações. Essa otimização dos recursos disponíveis amplia o alcance das operações de segurança e contribui para um trânsito mais seguro.
MaisPB
QUALIDADE DE VIDA - 24/04/2025