João Pessoa, 09 de fevereiro de 2015 | --ºC / --ºC Dólar - Euro

ÚltimaHora
Walter Ulysses é chef formado no Curso de Gastronomia no antigo Lynaldo Cavalcante em (João Pessoa) e tem Especialização e Mestrado na Le Scuole di Cucina di Madrid. Já atuou em restaurantes de diversos países do mundo, a exemplo da Espanha, Itália e Holanda. Foi apresentador de programas gastronômicos em emissoras de TV e rádio locais e hoje atua como chef executivo na parte de consultorias.

Folia e verão

Comentários: 0
publicado em 09/02/2015 ás 18h06

Como diz a frase de uma canção da Banda Beijo: “Já pintou verão, calor no coração, a festa vai começar…”. E tudo tem cheiro de muito amor e folia de Carnaval! Em cada local, cidade ou estado pra onde você for, tem uma gastronomia diferente. Então preste muita atenção:

Nunca pense que estar se alimentando de comidas muito gordurosas são as preferidas para os foliões. Mesmo para quem está exposto ao sol e o calor, estas as comidas gordurosas juntamente com o álcool, elevam a pressão e o mal-estar no ser humano. Resultado: você pode passar mal e ter muitas dores na barriga e ânsias de vômito. Para aqueles que excedem em ambos, o problema é ainda maior. Evite feijoadas, cozidos, caldeiradas… Essas comidas têm valor calórico muito alto e muita gordura.

Procure se alimentar de comidas saudáveis. Muitas frutas, sanduíches naturais, sopas de legumes, muitos grelhados e integrais. Use a imaginação e criar. Se for consumir bebida alcoólica faça uma soma bem simples: para cada copo de bebida destilada ingerido, beba também um copo de água. A não bebida alcoólica destilada a metade de um copo ou seja 200ml.

Alimentos que contenham fibras e carboidrato:

Energética – constitui a primeira e principal substância a ser convertida em energia calorífica nas células. Nas plantas, o carboidrato é armazenado como amido nos amiloplastos; nos animais, é armazenado no fígado e nos músculos como glicogênio. É o principal combustível utilizado pelas células no processo respiratório a partir do qual se obtém energia para ser gasta no trabalho celular.

Estruturais – determinados carboidratos proporcionam rigidez, consistência e elasticidade a algumas células. A pectina, a hemicelulose e a celulose compõem a parede celular dos vegetais.

Lembre-se deste ditado popular: “Tudo demais é veneno!”. Vamos curtir o Carnaval juntamente com o verão, feliz, vibrante e especialmente na paz.

Se for Beber, não dirija.

* Os textos dos colunistas e blogueiros não refletem, necessariamente, a opinião do Portal MaisPB