João Pessoa, 18 de fevereiro de 2015 | --ºC / --ºC Dólar - Euro

ÚltimaHora
Walter Ulysses é chef formado no Curso de Gastronomia no antigo Lynaldo Cavalcante em (João Pessoa) e tem Especialização e Mestrado na Le Scuole di Cucina di Madrid. Já atuou em restaurantes de diversos países do mundo, a exemplo da Espanha, Itália e Holanda. Foi apresentador de programas gastronômicos em emissoras de TV e rádio locais e hoje atua como chef executivo na parte de consultorias.

Quaresma e a gastronomia

Comentários: 0
publicado em 18/02/2015 ás 16h40

Este período do ano litúrgico antecede a Páscoa cristã, sendo celebrado por algumas igrejas cristãs, dentre as quais a Católica, a Ortodoxa, a Anglicana, a Luterana. Na verdade, a Quaresma se dá levá-la aos fiéis a fazerem alguns tipos de penitências. Uma delas entra no lado da alimentação, em evitar comer certos tipos de alimentos como a carne vermelha até a Semana Santa. Com isso, os comerciantes aproveitam esta época para sumir com alguns alimentos de frutos do mar de maior procura, para quando aparecerem nas prateleiras do comércio, seus valores elevarem 100% ou até mais.

Isso se deve a lei da procura, não querendo que as pessoas deixem suas crenças. Mas existem várias formas de fazer sua Quaresma não necessariamente tendo que comer lagostas e camarões.

Quaresma: quadragésima expressão latina típica na liturgia denomina o período de quarenta dias de preparação para a Páscoa e que alude ao simbolismo do número quarenta com que o Antigo e o Novo Testamento representam os momentos salientes da experiência da fé da comunidade judaica e cristã no mundo todo, onde no Brasil é a maior comunidade a seguir.

A quaresma se dá, para aqueles que têm fé no espírito, não nos alimentos em que comemos e sim em nossos atos, caridades, gestos. Não será uma penitência alimentar ou um esforço de comer um alimento que vai nos levar a ser melhor do que aquele que não está fazendo de forma como se escreve e se ‘mandam’ algumas religiões.

Deus conhece o coração do homem, seu interior, seu pensar… Seja você mesmo. Em casa ou na sua Igreja, seja qual for. O importante é saber que o início da Quaresma vem de dentro de nós, dos nossos corações. E não estar preocupado com o que vamos nos alimentar ou beber durante este período, principalmente se os preços forem elevados, pois Deus é amor não sacrifício.
PaxetBonum (Significa Paz e Bem – lema dos Franciscanos)

* Os textos dos colunistas e blogueiros não refletem, necessariamente, a opinião do Portal MaisPB