João Pessoa, 09 de março de 2015 | --ºC / --ºC Dólar - Euro
Ao contrário do improvisado conchavo com o PT, a aliança PSB e PMDB – também igualmente firmada pela conveniência da hora e no último minuto do segundo tempo – tende a prosperar com prazo de validade maior, porque – em tese – os projetos não se conflitam e se encaixam nas conveniências.
A tabelinha das duas legendas está mais ou menos desenhada e tudo conspira para uma política de reciprocidade. Em João Pessoa, o PMDB não deve bancar o projeto do deputado Manoel Júnior e, praticamente já inteiro na sacola de Ricardo, nadará no embalo da correnteza de uma chapa com o partido do governador Ricardo Coutinho.
Em troca, o PSB devolverá com a outra mão o fortalecimento da candidatura do PMDB em Campina Grande, que tem no deputado Veneziano Vital o principal trunfo. Dono de reconhecida capilaridade – sem trocadilhos –, Veneziano tem no PSB a estrutura necessária para enfrentar a reeleição do prefeito Romero Rodrigues.
A dobradinha interessa e muito ao governador Ricardo Coutinho, que não se furtará a criar as condições ideais para consumá-la. Viabilizando essas chapas na Capital e na Rainha da Borborema, o socialista chega em 2016 com enormes chances de bater a parada nas duas estratégicas cidades aos seus planos de vôo de 2018.
A favor da consolidação dessa aliança o interesse do alto comando peemedebista. Bem ou mal, no PMDB quem tem algum prestígio no governo é o senador José Maranhão e Veneziano Vital, responsáveis por indicações de cargos nos escalões da administração girassol. Juntos levam o partido para onde quiserem.
E não precisam de muito trabalho. Os últimos resquícios de resistência na bancada da Assembleia foram minados. Resta o deputado Manoel Júnior – cuja divergência com Ricardo ultrapassa a política – prestes ao isolamento, caso não vergue à tendência majoritária da sigla de desembarque integral nos braços do ‘mago’. Se 2014 foi só um ‘fica’, PMDB e PSB namoram para casar em 2016.
Chapa… – Em contato com a Coluna, o presidente do PSB de Campina, Fábio Maia confirmou a tendência de chapa com o PMDB, citando Veneziano Vital como opção real.
…Engatilhada – “Aqui não temos dificuldade nenhuma. Esse diálogo temos tido abertamente com Veneziano, respeitando os outros partidos que estão na oposição”, acrescentou Maia.
Conciliando – No Dia Internacional da Mulher, a vice-governadora Lígia Feliciano (PDT) conciliou a agenda administrativa com a convivência doméstica. Na orla marítima de João Pessoa, ela participou da campanha “Justiça pela Paz em Casa”, promovida pelo Tribunal de Justiça da Paraíba. Depois, reuniu toda a família no almoço.
Tiro… – O presidente da Assembleia, Adriano Galdino (PSB), mira a recuperação do comando da Prefeitura de Pocinhos, sua terra natal, atualmente gerida por um adversário.
…Ao alvo – Empinado pela força política do cargo, Galdino se movimenta para levar obras e ações do governo à cidade. Uma estratégia de fortalecimento do prestígio do seu grupo.
Pedra no… – Uma questão impede a articulação do governo avançar nas conversas com o deputado Manoel Ludgério (PSD): o conflito pessoal entre ele e o deputado Doda de Tião (PTB).
…Caminho – Ludgério e Doda disputam votos em Queimadas e em Barra de Santa Roza. O confronto ultrapassou a seara política e atingiu à raia do foro íntimo, difícil de transpor.
Cicerone – O deputado Bruno Cunha Lima (PSDB) recebeu amigos, sábado, na tradicionalíssima e afamada vaquejada no Parque que leva o nome do seu avô, Ivandro Cunha Lima.
Hibernação – Depois das aparições proporcionadas pela agenda do exercício interino do cargo de prefeito, o vice-prefeito da Capital, Nonato Bandeira (PPS), voltou a submergir.
GPS – Engana-se que pensa que o deputado Ricardo Marcelo (PEN), de licença para cuidar da saúde e dos negócios, está alheio à política. De longe, acompanha tudo quietinho.
Dois… – O PTB de João Pessoa está dividido. O deputado Wilson Filho defende candidatura própria da legenda. Ele já colocou o nome à disposição para encarnar a postulação.
…Lados – Por outro lado, Diego Tavares e Pedro Coutinho, secretários da Prefeitura de João Pessoa e filiados ao partido, militam na tese de apoio à reeleição de Luciano Cartaxo.
Adesão – Vereador da bancada governista em Campina Grande, insatisfeito com os espaços na gestão do prefeito Romero Rodrigues, paquera com o PSB para aderir à oposição.
PINGO QUENTE – “O amanhã pertence a Deus”. Do vereador Marinaldo Cardoso (PRB), anunciando licença da Câmara de Campina Grande para beneficiar seu suplente num amanhã nem tão distante.
*Reprodução do Jornal Correio da Paraíba.
* Os textos dos colunistas e blogueiros não refletem, necessariamente, a opinião do Portal MaisPB
ENTREVISTA - 13/01/2025