A floração de um solitário ipê-amarelo foi registrada por Ricardo Araújo, graduado em Mídias Digitais pela UFPB. A árvore se destaca entre as demais, pela cor e pela altura, no trecho do Jardim Botânico (Mata do Buraquinho) próximo ao Mercado da Torre. Do início da avenida Barão de Mamanguape (perto da avenida Epitácio) tem-se a melhor visão da floração dessa árvore.
“Quando estava fazendo as imagens, alguns moradores locais, da Torre, chegaram perto e se mostraram “guardiões” da árvore, falando dela com orgulho. “Olha, vem aqui no domingo, porque ela ainda não encheu completamente…”. Eu achei isso muito legal”, disse Ricardo Araújo.
A Mata do Buraquinho tem, aproximadamente, 517 hectares de floresta nativa, com mais de 20 trilhas para caminhadas. Os passeios pelo Jardim Botânico duram entre 30 minutos e três horas, dependendo da trilha escolhida.
“Entre as belezas naturais da mata, uma delas pode ser vista a distância, do bairro da Torre. É um lindo e gigante Ipê, que sobressai da mata e proporciona um encantamento único, principalmente quando a árvore floresce e se destaca na paisagem. Este ano tive a felicidade de fotografá-lo e guardá-lo na memória (digital e emocional), e perceber o quanto é linda nossa natureza”, disse Ricardo Araújo.