João Pessoa, 23 de março de 2015 | --ºC / --ºC Dólar - Euro
Do universo eleito pela oposição, há deputados qualificados e com conteúdo a contribuir com o desempenho da bancada na Assembleia Legislativa. Em que pese as qualidades individuais, no conjunto da ópera a oposição na Casa ainda parece meio atabalhoada no enfrentamento com o governo.
De certa forma, é até natural. O rescaldo das urnas ainda está muito recente e o comportamento meio zonzo é normal. A derrota na luta pelo comando do Poder também pesou psicológica e corporativamente no grupo. O controle do Legislativo dava fôlego à oposição no embate com Ricardo e espaços internos para subsistência.
Sem mel e nem cabaça, o bloco oposicionista tenta se encontrar. Não tem sido nada fácil. No plenário, via de regra, a força e maioria do governo têm prevalecido e os opositores terminam as votações quase sempre comendo poeira e amargando derrotas. O inverso de tempos bem recentes.
Vamos dar um desconto. Parte do grupo é novata e ainda se ambienta na Casa. Aos poucos, vão conhecendo os meandros, labirintos e as manhas do jogo. Os mais experientes, automaticamente, se recolheram um pouco, ressabiados com o saldo das urnas e a necessidade de um mergulho temporário.
No geral, a oposição carece de encontrar o veio certo para estrear com contundência suficiente para render assunto, manchete e atrair os olhares da sociedade. E aí me parece que está o problema: há dificuldade de encontrar um mote novo para sair da presumida crítica a falta de diálogo do governador, da crítica a terceirização da saúde e ao atraso da convocação de concursados.
Talvez, os oposicionistas devessem se apegar a tema em voga e suscitado pela própria bancada governista: a crise hídrica no Estado. O que, na prática, o governo paraibano está fazendo pelo setor? Essa pergunta tem força para suscitar uma plataforma pertinente e com chances de polarizar o debate.
O fato é que a oposição precisa estar viva, porque isso faz bem a democracia e a sobrevivência estratégica dela própria. E não custa lembrar: Ricardo venceu, mas há do outro lado quase metade dos paraibanos que esperam se sentirem representados no contraponto à gestão que aí está.
Água e…
Quase termina em dilúvio a visita da Frente Parlamentar da Água à cidade de Sousa, na última sexta-feira. Bombeiros precisaram entrar em cena para apagar o incêndio.
…Fogo
O deputado licenciado Lindolfo Pires (DEM) não gostou de não ser convidado para o evento e ainda saber que lá estaria, com pompa, Renato Gadelha (PSC), um adversário.
Indo às compras
O governador Ricardo Coutinho quebrou um pouco a rotina neste domingo. Decididamente caseiro, deixou a Granja Santana e saiu para passear no Mag Shopping.
Lá, deu uma passadinha nas lojas da Dudalina, do empresário e radialista Sales Dantas, e do Boticário. Comprou em ambas e almoçou no Real Botequim.
Pé no…
Apesar de novos acenos do PSD, com a visita de Gilberto Kassab, o prefeito Romero Rodrigues desacelera a desfiliação do PSDB. “Em função da necessidade de me…
…Freio
“…Concentrar nas questões administrativas, neste período de retração econômica, vou deixar a questão partidária para o segundo semestre”, ponderou Romero à Coluna.
Redes sociais
A eleição passou, mas o vice-prefeito Ronaldinho Cunha Lima (PSDB) continua subsidiando o debate. Todos os dias alimenta contatos no wattsap com informações.
Sucessão
Com a saída do deputado Ricardo Marcelo, ex-presidente estadual do partido, o que restou do PEN deflagrou discreta disputa interna pelo comando da legenda.
Na porta do céu
Padre Severino (PT), do Conde já admite no confessionário inclinação para filiação ao PSB. Tem as bênçãos do jardim girassol para disputar a Prefeitura da cidade.
Queimando as…
O advogado Fábio Brito, destaque na defesa do PSB na eleição de 2014, aproveitou o domingo chuvoso para dar gás total na finalização de sua dissertação de mestrado.
…Pestanas
O trabalho de Fábio Brito é na área do Direito Ambiental. Ele estudou, detidamente, a viabilidade jurídico-ambiental do Pólo Turístico do Cabo Branco, em João Pessoa.
Previsão
Para o advogado Marcos Souto Maior Filho, a situação deve vencer, mais uma vez, na OAB. Vê cumprimento de promessas de um lado e silêncio da oposição do outro.
Cordelista
O ex-deputado Carlos Dunga Júnior (PSDB), amante da poesia e bom de versos, assumirá nesta sexta-feira uma cadeira na Academia de Cordel do Vale do Paraíba.
Exumação
Um projeto, já protocolado na Assembleia, promete atrair as atenções e holofotes na Casa esta semana. Mexe com uma lei de autoria de um famoso ex-deputado.
PINGO QUENTE
“Tô fora! Eu já dei minha contribuição”.
Do ex-senador Cícero Lucena (PSDB), para quem lhe pergunta por candidatura futuras a cargos eletivos na Paraíba.
*Reprodução do Jornal Correio da Paraíba
* Os textos dos colunistas e blogueiros não refletem, necessariamente, a opinião do Portal MaisPB
OPINIÃO - 22/11/2024