João Pessoa, 27 de março de 2015 | --ºC / --ºC Dólar - Euro

ÚltimaHora
NOVO ALIADO

‘WhatsApp contra a Dengue’ recebe 30 denúncias em 24h, em CG

Comentários: 0
publicado em 27/03/2015 ás 16h08
atualizado em 27/03/2015 ás 21h06

Lançado pela Secretaria Municipal de Saúde de Campina Grande nesta quinta-feira, 26, o WhatsApp da Dengue – (83) 9991-0553 recebeu mais de 30 denúncias em apenas 24h de funcionamento. Através do aplicativo, a população está enviando fotos e vídeos de locais que podem abrigar focos de proliferação do mosquito transmissor da dengue. As demandas são repassadas para as equipes de combate às endemias, que fazem a vistoria nos locais indicados pelos contatos via WhatsApp.

As primeiras vistorias começaram a ser feitas nesta sexta, após a triagem da equipe de Vigilância Ambiental. Uma delas aconteceu no Bairro da Conceição, onde os agentes encontraram um imóvel fechado vários focos de reprodução do mosquito. No local, foram encontrados recipientes espalhados pelo quintal da casa. Somente pela manhã, as equipes de fiscalização percorreram onze pontos da cidade, em diversos bairros.

De acordo com a gerente de Vigilância Ambiental e Zoonoses, Rossandra Oliveira, além dos imóveis fechados, também foram visitadas casas com caixas de água sem tampa e imóveis que possuem cisternas. “O combate à dengue depende da participação da comunidade. O WhatsApp foi uma estratégia que encontramos para tornar mais fácil o envio das informações pela população, de forma sigilosa, inclusive”, explicou.

Ainda segundo Rossandra, o WhatsApps da Dengue também tem recebido muitos pedidos de informação, a exemplo de um usuário que perguntou se poderia aplicar o veneno para matar o mosquito por conta própria. “Nestes casos, estamos orientando para que a população peça a visita do agente de endemias, que é o profissional habilitado para manusear o larvicida. As pessoas ainda têm muitas dúvidas sobre a dengue, por isso, precisamos nos apropriar das ferramentas de comunicação e informação”, disse.

Como funciona – Qualquer pessoa que possua o aplicativo WhatsApp no celular ou no tabletpode utilizar o serviço. Basta salvar o número (83) 9991-0553 na lista de contatos do aparelho e enviar denúncias ou tirar dúvidas. A interação instantânea com o operador do canal de relacionamento será apenas das 8h às 17h, de segunda a sexta-feira, mas as mensagens, fotos ou vídeos podem ser enviados a qualquer hora.

Quem não tiver acesso ao aplicativo, poderá entrar em contato pelo Disk Dengue, através dos números (83) 3310-7062 ou 3322-5760, em horário comercial, de segunda a sexta-feira. O número (83) 9991-0553 não recebe chamada de voz, pois é exclusivo para contato via WhatsApp.

MaisPB