João Pessoa, 08 de abril de 2015 | --ºC / --ºC Dólar - Euro

ÚltimaHora
Walter Ulysses é chef formado no Curso de Gastronomia no antigo Lynaldo Cavalcante em (João Pessoa) e tem Especialização e Mestrado na Le Scuole di Cucina di Madrid. Já atuou em restaurantes de diversos países do mundo, a exemplo da Espanha, Itália e Holanda. Foi apresentador de programas gastronômicos em emissoras de TV e rádio locais e hoje atua como chef executivo na parte de consultorias.

Cozinha Japonesa

Comentários: 0
publicado em 08/04/2015 ás 06h15

A culinária japonesa desenvolveu-se ao longo dos séculos como um resultado de muitas mudanças políticas e sociais no Japão. A culinária eventualmente passou por um processo de evolução com o advento da Idade Média, que marcou o início da expansão do elitismo com a era do domínio Xogum. No começo da era moderna, mudanças significantes ocorreram, resultando na introdução de elementos de culturas não-japonesas, principalmente da cultura ocidental, no Japão.

A culinária tradicional japonesa é dominada pelo arroz branco (hakumai), e poucas refeições seriam completas sem ele.

Qualquer outro prato servido durante uma refeição – peixe, carne, legumes, conservas – é considerado como um acompanhamento, conhecido como okazu. É utilizado um tipo de talher diferente, denominado hashi. Originário da China, consiste em dois pequenos bastões de madeira, plástico ou metal.

Mais uma curiosidade é que na maioria das vezes os alimentos são degustados com a mão sem qualquer tipo de apoio, principalmente nas residências mais antigas, que seguem este tipo de cultura.

Tipos de pratos no Japão mais comuns, Agemono (frituras), Yakimono (grelhados), Nabemono (cozidos em vapor), Sashimi (carne ou peixe cru), Sushi (bolinhos de arroz temperado).

E uma das maiores desfeitas ou micos é não comer o que é recebido pelos japoneses mesmo sendo em restaurantes. Isso é considerado ingratidão fazer esse tipo de desfeita, especialmente em circunstâncias em que a pessoa é uma convidada, como em um jantar de negócios. As boas maneiras requerem o respeito ao cardápio do anfitrião.

E hoje em nossa cidade tem crescido uma indústria de cozinha Oriental!

* Os textos dos colunistas e blogueiros não refletem, necessariamente, a opinião do Portal MaisPB