João Pessoa, 17 de junho de 2015 | --ºC / --ºC Dólar - Euro
Quando se aventurou a se candidatar à Prefeitura da pequena Pocinhos, Adriano Galdino precisou, antes de tudo, vencer a incredulidade de quem assistia por décadas o mesmo grupo político no comando do município. Botou a cara e venceu a parada. De lá pra cá, sua carreira surfa numa ascendente.
Há quatro anos, ocasião que assumiu mandato de deputado estadual, ninguém vislumbrava nele cacife de presidente da Assembleia Legislativa. O tempo passou, a conjuntura mudou e ele soube aproveitar o vento ao seu favor para assumir o controle da Casa, contrariando as projeções de sua estréia,
Essa introdução toda é pra dizer que ninguém menospreze sua discreta, porém real inclinação pelo projeto de disputar a Prefeitura de Campina Grande, sua terra natal. Cada vez que toca no assunto, quando instado pela imprensa, Adriano Galdino tem sido perito nas palavras e fins.
Reiteradas vezes coloca o deputado Veneziano Vital como nome preferencial da oposição em Campina Grande, rasga elogios ao ex-prefeito, mas não fecha a porta para topar o desafio, caso o peemedebista decline da precedência e abra espaço para construção de outra alternativa.
De uma só tacada, Adriano dá dois gestos: calça as sandálias da humildade, comportamento não muito comum na política, principalmente quando se está por cima e ocupando espaço de destaque, como é o caso dele; e deixa no colo de Veneziano uma fatura de reciprocidade, na hipótese do ex-prefeito abdicar da candidatura.
No duplo aspecto, uma estratégia inteligente e própria de quem sabe comer pelas beiradas, sem pressa e sem açodamento. Mais ainda pela presumida consciência de que, se a bola quicar na sua área e pintar a oportunidade, o posto de candidato em Campina Grande soma muito, seja qual for o resultado: ganhando ou perdendo, faria seu gol ao assumir posição privilegiada e aumentar o tamanho de sua torcida no segundo colégio eleitoral do Estado.
Balas…
O vereador Raoni Mendes (PDT) acusou a Prefeitura de João Pessoa de enganar a população quanto ao projeto inicial de reforma da Lagoa. “O governo mente”.
…Trocadas
Líder do governo, Marco Antônio (PPS) devolveu na lata: “A oposição se notabiliza por requentar denúncia”. Classificou de “politiqueiras” as críticas sacadas pelos adversários.
Combustível na CPI
Após cobrança do ex-presidente Lula, insatisfeito com a convocação de Paulo Okamoto (Instituto Lula), deputados petistas fizeram muito barulho ontem na CPI da Petrobrás. O presidente Hugo Motta (PMDB) descartou ter recebido ligação do vice-presidente Michel Temer questionando a convocação e avisou: não admite ilações.
Estica e…
Nova decisão do juiz Gutemberg Pereira, da 3ª Vara da Fazenda de João Pessoa, obriga o Estado a implantar correções salariais dos servidores do IASS (antigo Ipep).
…Puxa
Segundo o advogado Roosevelt Vita, sentenças desse caso vêm sendo descumpridas pelo governo ou derrubadas por despachos monocráticos em plantões judiciários.
Perda do objeto
“A PGE irá juntar todas as fichas financeiras para provar que já houve o cumprimento do acordo”, reagiu o procurador-geral Gilberto Carneiro, anunciando recurso ao TJ.
Aquecimento
Secretário de Esportes, Tibério Limeira (PSB), jovem titular da seleção girassol, vestiu mesmo a camisa e entrará em campo na disputa de vaga na Câmara de João Pessoa.
Missões
Depois de Célio Alves em Guarabira, o PSB escalou outro jornalista. Clóvis Gaião, ex-assessor de Ricardo, prepara a legenda em Serra Branca para lançar candidatura.
Elas por elas
As advogadas Francisca Duarte Leite, Carmen Raquel e Gilvânia Maciel encabeçam movimento que reivindica maior espaço e presença feminina na OAB da Paraíba.
PINGO QUENTE
“O governador quer poderes agachados e de pires na mão”.
Do deputado Bruno Cunha Lima (PSDB), para quem a LDO enviada pelo Estado à Assembleia subtrai duodécimos dos demais poderes.
* Os textos dos colunistas e blogueiros não refletem, necessariamente, a opinião do Portal MaisPB
ENTREVISTA - 13/01/2025