A escocesa Susie Wolff anunciou nesta quarta-feira (4) que não mais atuará como piloto. Com 32 anos de idade, ela decidiu encerrar sua carreira após quatro temporadas atuando pela equipe Williams na Fórmula 1 como piloto de desenvolvimento.
Wolff, conhecida no início da carreira como Stoddart antes de casar-se em 2011 com o atual chefe da equipe Mercedes e acionista da Williams, Toto Wolff, conseguiu um quinto lugar na Fórmula Renault britânica em 2004 com três pódios. A partir de 2006, ela atuou no DTM, categoria pela qual conquistou apenas quatro pontos (todos em 2010) em sete temporadas.
Desde 2012 ela era piloto de desenvolvimento da Williams. Wolff se tornou a primeira mulher em 22 anos a tomar parte em um final de semana de F1 no GP da Grã-Bretanha do ano passado. Ela atuaria ainda três outras vezes em finais de semana (Alemanha-2014, Espanha-2015 e Grã-Bretanha-2015).
Comentando sobre sua aposentadoria, Wolff disse em comunicado: “gostaria de agradecer a Williams pela oportunidade que me deram ao longo dos últimos anos, que me permitiu alcançar o meu sonho de dirigir um carro de Fórmula 1.”
“Tem sido ótimo trabalhar com todos na equipe, tanto em Grove quanto na pista, e eu gostaria de agradecer a todos que foram parte da minha jornada na Williams.”
“Agora estou fechando este capítulo, mas olhando para a frente para novos desafios no futuro”, acrescentou.
Vice-diretora da equipe, Claire Williams elogiou o extenso trabalho de Wolff nos bastidores e reconheceu seus serviços.
“Tem sido um prazer trabalhar com Susie ao longo dos anos e vê-la se desenvolver como piloto dentro da equipe”, disse.
“Seu feedback e conhecimento do carro têm sido uma parte importante do nosso desenvolvimento recente. Para nós é uma pena vê-la ir.”
“Queremos agradecer a ela por todos os seus esforços e desejar o melhor para seus futuros empreendimentos.”
A última atuação de Wolff como piloto será na Corrida dos Campeões, no final deste mês.
G1