João Pessoa, 01 de fevereiro de 2016 | --ºC / --ºC Dólar - Euro

ÚltimaHora
NESTA TERÇA-FEIRA

‘De Repente no Espaço’ tem Antonio Lisboa e Moacir Laurentino

Comentários: 0
publicado em 01/02/2016 ás 14h51
atualizado em 01/02/2016 ás 14h53
Antonio Lisboa

Depois do sucesso da edição especial de abertura da sua Temporada 2016, o projeto ‘De Repente no Espaço’ retoma sua agenda regular. Os poetas Antonio Lisboa (RN) e Moacir Laurentino (PB) são os convidados de fevereiro. A apresentação é de Iponax Vila Nova, declamador oficial do evento. Fugindo um pouco da rotina, a edição do mês acontece na terça-feira (2), e não na quarta-feira, devido à data do desfile do bloco As Muriçocas de Miramar. Como sempre, a apresentação começa às 19h, no mezanino do Teatro Paulo Pontes no Espaço Cultural José Lins do Rego. A entrada é gratuita.

Os poetas do repente trazem consigo o dom que os permite trazer o verso no improviso. O poeta repentista tem, portanto, que ter bom raciocínio e ser rápido no gatilho mental, para que possa ter de pronto sua resposta ao cantador oponente. É o que a dupla convidada deste mês promete mostrar no palco do projeto.

Sobre o projeto – “De Repente no Espaço” é um evento mensal da Funesc lançado em julho do ano passado e faz parte do projeto de ocupação do Espaço Cultural. Os encontros acontecem na primeira quarta-feira do mês. A cada nova edição, o público conta com diferentes atrações da Paraíba e de outros Estados da região. De julho a dezembro de 2015, foram realizadas seis edições simples. Em janeiro de 2016, para abrir o ano em grande estilo, o projeto contou com um formato diferente – o Desafio De Repente – com a participação de seis duplas de repentistas. Sucesso de público, a edição especial lotou o mezanino do Teatro Paulo Pontes.

Logo na sua primeira edição o “De Repente no Espaço” já se mostrou um sucesso com público crescente a cada mês. Nas cinco edições realizadas de julho a dezembro 12 poetas populares com notório reconhecimento pelo Brasil e exterior passaram pelo Mezanino 2 do Espaço Cultural José Lins do Rego, a exemplo de Ivanildo Vila Nova, que recentemente completou 50 anos de carreira e em sua trajetória, além da sofisticada cantoria, é um artista que fez a diferença na profissionalização do repentista. Ele fez dupla com Rogério Meneses que também tem carreira expressiva com participações e notoriedade em festivais por todo Brasil. Na sequência, as duplas: Raimundo Caetano e Raulino Silva, João Lourenço e Luciano Leonel, Hipólito Moura e Gilmar de Oliveira, Miro Pereira e Antonio Silva e fechando o ano, Erasmo Ferreira com o notável poeta Zé Viola. Todos esses nomes marcaram presença na capital paraibana.

A cada mês, um repentista paraibano se apresenta fazendo dupla com um convidado vindo de outro Estado, apresentando duelos, poesias e canções da melhor qualidade do universo dos versos da cultura popular nordestina. O apresentador oficial e declamador é Iponax Vila Nova, coordenador do projeto que além conduzir as cantorias realiza oficina de declamação e versos pelo Estado, dentro do projeto De Repente no Espaço.

Antonio Lisboa – Nascido no Rio Grande do Norte, atualmente reside em Recife, onde se formou em Música. Com 30 anos de carreira, Lisboa já participou de inúmeros festivais com premiação na grande parte deles. É também conhecido por sua militância artística pela luta da organização da categoria.

Moacir Laurentino – Com mais de 45 anos de profissão, amante da arte da poesia em sua bela forma. Faz parte da geração de Ivanildo Vila Nova, Geraldo Amâncio, Sebastião Dias, Severino Ferreira e Sebastião da Silva, entre outros. O trabalho dessa geração saiu do sertão para a cidade, saiu do Nordeste para outras regiões, chegando até os outros países.

Moacir Laurentino

Moacir Laurentino

Serviço

De Repente no Espaço

Com Antonio Lisboa (RN) e Moacir Laurentino (PB)

Data: 2 de fevereiro (terça-feira)

Hora: 19h

Local: Mezanino do Teatro Paulo Pontes

Entrada: gratuita