Os almoços da Semana Santa e da Páscoa geralmente pedem peixe no cardápio. E não há nada melhor para hormonizar com o pescado que o Vinho Verde português. Quem diz isso é o especialista Carlos Cabral, consultor de vinhos do Pão de Açúcar há quase 20 anos. “Devido ao seu frescor e excelente acidez, os Vinhos Verdes são os grandes parceiros de todos os peixes, frutos do mar, carnes brancas de aves e frutas cítricas como sobremesa”, explica.
E até domingo (27), as lojas do Pão de Açúcar em João Pessoa realizam o “Festival do Vinho Verde”. A rede trouxe novos e exclusivos rótulos importados de Portugal para a celebração da Páscoa, que variam de R$ 17,90 e R$ 50,00. Destaque para os rótulos Quinta da Lixa Alvarinho, Dom Diogo Arinto, Raza Branco, Encosta do Xisto Loureiro e Portal da Calçada Reserva Branco.
Por harmonizarem tão bem com os pratos mais pedidos da Páscoa, os Vinhos Verdes são um dos símbolos da época. O enófilo Carlos Cabral dá algumas dicas de consumo:
– Por ser bastante leve, o Vinho Verde sempre deve ser degustado gelado.
– O casamento ideal e mais que secular é a degustação do Bolinho de Bacalhau com o Vinho Verde Branco. Também vai bem com saladas diversas.
– Para os assados de peixe ao forno, com muitos temperos, como a Bacalhoada com pimenta e tomates e pimentões, o Vinho Verde Tinto é o escolhido.