João Pessoa, 06 de maio de 2016 | --ºC / --ºC Dólar - Euro
A campanha de vacinação contra a gripe H1N1 em Patos, já vacinou 42% das pessoas, segundo balanço divulgado pela Secretaria Municipal de Saúde na manhã desta quinta-feira (05).
A meta é imunizar pelo menos 80% do grupo prioritário de 21.994 mil pessoas formado por crianças de seis meses a menores de 5 anos (4 anos, 11 meses e 29 dias), idosos (a partir de 60 anos), trabalhadores da área da saúde, povos indígenas, gestantes, puérperas (mulheres até 45 dias após o parto), portadores de doenças crônicas e detentos. Desse total, a Secretaria Municipal de Saúde já atingiu cerca de 42%, que corresponde a 9.500 mil pessoas pertencentes aos grupos prioritários.
O secretário de Saúde, José Francisco de Sousa (Zeca), informou durante entrevista nesta quinta-feira, 05, que o governo federal dividiu a vacinação em várias etapas, e que a cidade de Patos vem cumprindo todas elas dentro do que preconiza o Ministério da Saúde.
No dia 30 de abril (sábado), foi realizado o “Dia “D” em todas as unidades de saúde do município, excepcionalmente, para oferecer as vacinas à população. Devido a grande demanda, as vacinas disponíveis em Patos foram esgotadas. Porém, o secretário garante que um novo lote de vacinas estão chegando até esta sexta, e que as unidades de saúde serão reabastecidas.
Por não possuir sala de vacina, a unidade de saúde do bairro Vila Mariana será atendida nesta sexta-feira (06), com o trabalho volante de vacinação.
Quanto às pessoas que se encontram acamadas, o secretário reforçou que através dos agentes comunitários de saúde, a vacinação ocorrerá direto nas residências dessas pessoas.
De acordo com o Ministério da Saúde a campanha de vacinação contra a Influenza H1N1 segue até o dia 28 de maio em todo o Brasil.
MaisPB
VOTAÇÃO UNÂNIME - 04/12/2024