João Pessoa, 31 de agosto de 2016 | --ºC / --ºC Dólar - Euro
A juíza eleitoral de João Pessoa, Agamenildes Dias, vai reunir candidatos e coligações de João Pessoa nesta quinta-feira (1) para disciplinar a realização de carreatas na Capital. A magistrada tenta um entendimento para que eventos deste tipo não sejam mais realizados, contudo, a coligação ‘Trabalho de Verdade’, encabeçada por Cida Ramos (PSB), não abriu mão do direito de realizar as carreatas.
O objetivo da reunião é disciplinar ainda mais as condutas dos candidatos e da militância durante as carreatas. A utilização de carros abertos para transportar os candidatos poderá ser proibida pela juíza, com base no Código de Trânsito Brasileiro.
“O Código de Trânsito já proíbe a circulação de pessoas em carro em situação de risco, mas nós verificamos que há um costume dos candidatos se apresentarem a população em carro aberto e a legislação prevê que essa apresentação pode ser disciplinada”, disse.
“Pretendemos disciplinar essa atividade partidária de acordo com a previsão legal e dando aos partidos políticos a oportunidade de exercer esse direito, mas com responsabilidade, de forma que traga a tranquilidade a população, seja garantida a mobilidade e que as forças públicas possam trabalhar com regularidade”, explicou a juíza.
Conforme a juíza, a realização de carreatas representa uma preocupação para a Justiça Eleitoral. “Sabemos o quanto a população fica vulnerável e conter pessoas fica difícil”, avaliou. Ela reforçou a sugestão para que as carreatas não sejam realizadas. “Mas a coligação Trabalho de Verdade insistiu pelo exercício desse direito”, frisou.
MaisPB
OPINIÃO - 22/11/2024