João Pessoa, 17 de setembro de 2016 | --ºC / --ºC Dólar - Euro

ÚltimaHora
calendário eleitoral

TRE-PB inicia preparação de urnas eletrônicas para a realização das eleições 2016 em todo o Estado

Comentários: 0
publicado em 17/09/2016 ás 07h50

O Tribunal Regional Eleitoral da Paraíba (TRE-PB) dará início, na próxima segunda-feira (19), à preparação das urnas eletrônicas para as Eleições 2016.

O procedimento acontecerá, simultaneamente, nos cinco NATU’s localizados em João Pessoa, Campina Grande, Patos, Pombal e Cajazeiras.

O Núcleo de Apoio Técnico às Urnas Eletrônicas (NATU I), da Capital está situado na Rua Hilton Souto Maior, s/n, no bairro José Américo. Esse procedimento de carga de urnas se estenderá até o próximo dia 28, e consiste em gravar os dados necessários para as eleições, utilizando as mídias geradas com a informação dos eleitores, candidatos, municípios e seções nas urnas eletrônicas. Outros procedimentos que ocorrem nesse mesmo evento são: a cerimônia de lacre e auditoria nas urnas.

Uma equipe composta por técnicos da Secretaria de Tecnologia da Informação do TRE e técnicos terceirizados estarão trabalhando até o dia 28 para cumprir o cronograma, deixando todas as urnas prontas para o dia 02/10.

“A preparação das urnas consiste em duas operações distintas: a inserção do cartão de memória de carga, que copiará o sistema operacional e dados de eleitores/locais de votação para a memória interna da urna e a colocação do cartão de memória de votação. Depois se executa o teste de funcionamento”, esclareceu o Juiz Membro do TRE-PB, Antônio Carneiro, presidente da Comissão de Geração de Mídia e Preparação das Urnas.

O presidente do Tribunal Regional Eleitoral da Paraíba se fará presente na abertura dos trabalhos.

“A Paraíba teve seu parque de urnas renovado e atuará como pólo de contingência do Nordeste; tendo em vista parceria firmada entre as secretarias de Tecnologia da Informação do TRE-PB e técnicos do TSE, além do total apoio do ministro Gilmar Mendes, presidente do TSE”, ressaltou o desembargador José Aurélio.

MaisPB