João Pessoa, 09 de novembro de 2016 | --ºC / --ºC Dólar - Euro

ÚltimaHora
FLAGRANTE

PRF prende motoristas por uso de rebites na Paraíba

Comentários: 0
publicado em 09/11/2016 às 10h37
atualizado em 09/11/2016 às 07h38
A Polícia Rodoviária Federal (PRF) realizou uma operação na Unidade Operacional em Cajazeiras com foco na fiscalização de transporte de passageiros. O objetivo da ação era verificar a regularidade dos veículos quanto à realização correta do serviço de transporte, no entanto, além das infrações de trânsito encontradas,  quatro motoristas profissionais foram detidos por fazer uso do medicamento Nobésio Forte, popularmente conhecido como rebite e de comercialização proibida no país.
Só este ano a PRF na Paraíba contabilizou 23 ocorrências desse tipo onde 498 comprimidos da droga foram retirados de circulação.
REBITES – Este tipo de medicamento, chamado popularmente de “rebite”, é um inibidor de apetite. No entanto, é muito utilizado por caminhoneiros por causa do efeito estimulante do sistema nervoso central, fato que inibe o sono por longas horas. No caso do Nobésio Forte, encontrado com o caminhoneiro, este contém como princípio ativo a substância CLOBENZOREX, que é de uso controlado no Brasil, e classificado como SUBSTÂNCIA PSICOTRÓPICA (sujeita a notificação da Receita A). Ainda assim, o medicamento NOBÉSIO FORTE não possui registro válido na Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa); tornando sua comercialização proibida.
RISCOS – Quando o efeito do medicamento passa, o sono aparece de maneira incontrolável, o que eleva os riscos de grandes acidentes, pois ocorrências envolvendo caminhões são muitas das vezes catastróficas.
Os motoristas assinaram um Termo Circunstanciado de Ocorrência (TCO) pelo porte da droga sem autorização ou em desacordo com determinação legal ou regulamentar, tendo todos eles se comprometido a comparecer em juízo para as providências legais cabíveis.
MaisPB

Leia Também