João Pessoa, 28 de maio de 2018 | --ºC / --ºC Dólar - Euro
Sirenes alertando para um possível ataque com foguetes soaram nesta segunda-feira (28) no sul de Israel, perto da Faixa de Gaza, disseram os militares israelenses. Até o momento não está claro se algum foguete pousou em território israelense.
Mais cedo nesta segunda, dois palestinos tentaram entrar no território israelense a partir da Faixa de Gaza e disparos foram feitos a partir do enclave contra os soldados israelenses. O Exército de Israel reagiu lançando um bombardeio contra um posto de observação em Gaza, o que provocou a morte de um palestino.
Israel afirmou que os palestinos que tentaram passar para Israel com materiais combustíveis e facas, com a “intenção de cometer um ataque terrorista”.
A tensão entre palestinos e soldados israelenses na fronteira entre a Faixa de Gaza e Israel aumentaram há duas semanas, quando os Estados Unidos inauguraram sua embaixada em Jersualém. A movimentação causou revolta entre os palestinos, já que eles reivindicam parte da cidade (Jerusalém Oriental) como capital de seu futuro Estado.
A decisão de Trump de reconhecer Jerusalém como a capital de Israel e de transferir a representação diplomática de Tel Aviv para essa cidade é considerada muito polêmica, porque rompe com o consenso internacional de não reconhecer a cidade como capital da Palestina ou de Israel até que um acordo de paz seja firmado entre as duas partes.
G1
OPINIÃO - 22/11/2024