João Pessoa, 13 de junho de 2018 | --ºC / --ºC Dólar - Euro
O novo técnico do Real Madrid, Julen Lopetegui, foi demitido nesta quarta-feira (13) da seleção espanhola, faltando apenas dois para a estreia da “Fúria” na Copa do Mundo de 2018, na Rússia.
A demissão foi confirmada em uma coletiva de imprensa pelo presidente da Real Federação Espanhola de Futebol (RFEF), Luis Rubiales, em Krasnodar, cidade russa em que a seleção da Espanha está concentrada. Até o momento, o substituto de Lopetegui não foi decidido.
Lopetegui foi tirado do cargo porque assinou um contrato para ser o novo técnico do Real Madrid, mas não avisou a federação espanhola. O clube fez ontem (12) o anúncio de que Lopetegui assumiria o posto de Zinedine Zidane.
“A RFEF, a seleção, é dos espanhóis, e essa é uma decisão difícil de tomar. A negociação [de Lopetegui] aconteceu sem a RFEF saber. Fomos comunicados da decisão apenas cinco minutos antes de uma nota oficial [do Real Madrid]”, disse Rubiales.
O presidente da entidade que rege o futebol espanhol ainda revelou que “não se sente traído” por Lopetegui ter escolhido o Real Madrid, mas criticou a atitude do clube madrilenho. “Se alguém quer estabelecer um relacionamento com alguém da Federação, tem que falar com o trabalhador e também com a Federação. É básico, porque é a equipe de todos os espanhóis.
Não podemos ficar de fora de uma negociação de um dos seus trabalhadores e descobrir cinco minutos antes de um anúncio público, fomos forçados a agir”, afirmou.
ubiales ainda pediu para os espanhóis “apoiarem a equipe” na Copa do Mundo. A estreia da seleção será nesta sexta-feira (15), diante de Portugal, em Sóchi. A notícia que Lopetegui substituiria o francês Zinedine Zidane no Real Madrid caiu como uma bomba na seleção espanhola. De acordo com o jornal “Marca”, os jogadores da “Fúria” exigiram a permência do ex-goleiro como treinador, após sair das Eliminatórias e dos amistosos preparatórios para a Copa com uma campanha invicta.
O técnico de 51 anos estava na seleção espanhola desde 2016. Lopetegui tem passagem pelas categorias de base da “Fúria”, Porto, Rayo Vallecano e o time B do Real Madrid.(ANSA)
Istoé
OPINIÃO - 22/11/2024