João Pessoa, 01 de fevereiro de 2019 | --ºC / --ºC Dólar - Euro
O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU 192) de Campina Grande atendeu no ano passado 53.219 ocorrências, o que representa 2,6% a mais que o número de atendimentos realizados em 2017, quando foram feitos 51.771 socorros. As ambulâncias de Campina Grande também atendem aos distritos e às cidades circunvizinhas de Puxinanã, Massaranduba, Serra Redonda e Fagundes, o que representa uma população de quase meio milhão de pessoas.
O SAMU-CG também é responsável pela regulação do serviço em 26 bases descentralizadas abrangendo mais 54 cidades, ou seja, é a central de Campina Grande que coordena o atendimento das ligações e o envio das ambulâncias e equipes de socorro para esses municípios. O número de ocorrências em Campina Grande equivale a 70% de todos os atendimentos realizados nessa região.
A maioria dos atendimentos é de casos clínicos, seguidos por vítimas de traumas, casos psiquiátricos pediátricos e obstétricos, inclusive com partos. Uma novidade, implantada em 2018, foi o serviço específico para atendimentos de saúde mental. Um psiquiatra acompanha a equipe de enfermeiro, socorrista e médico para auxiliar na assistência a pessoas com problemas de saúde mental.
Para melhorar e ampliar o serviço, em 2018 houve uma renovação de frota com novas seis novas ambulâncias, sendo uma delas equipada para locais de difícil acesso. O SAMU também conta com dez motolâncias, que são utilizadas para chegar mais rapidamente no local solicitado e iniciar os primeiros socorros, e quatro ciclolâncias, usadas para dar suporte em locais de movimentação e de realização de atividades físicas, como o Parque da Criança.
MaisPB
NOVA VAGA - 17/12/2024