João Pessoa, 25 de fevereiro de 2019 | --ºC / --ºC Dólar - Euro
O tradicional bloco Muriçocas do Miramar terá alterações no carnaval deste ano. Além de sair em sentido contrário, saindo do bairro de Tambaú até Miramar, o bloco terá apenas dois trios. Homenageada, a cantora Elba Ramalho também participará da festa.
Os artistas Ramon Schnayder e Beto Movimento vão liderar os trios, que seguirão até Miramar. De acordo com o mestre e diretor do bloco, Fuba, os estandartes de carnaval vão continuar saindo da ‘Casa de Vitória’, próximo à Praça das Muriçocas e farão o cortejo de tradição.
Os estandartes vão percorrer a Tito Silva, dobrar à direita na Epitácio Pessoa e seguirão até a ladeira da Cabo Branco onde haverá outro pólo armado. Logo depois, voltarão para o bairro e nas ruas laterais terão blocos que compõem a festa, com grupos de Maracatu e orquestras de frevo.
Fuba explica que serão criados pólos festivos. Um na ladeira do Cabo Branco, outro palco ficará na Tito Silva e outro na bifurcação da mesma via, onde haverá o show de Elba Ramalho. Os trios, de Ramon e Beto, levarão os foliões ao palco principal.
“Lá vão ver o show de Elba e ver a alegria e dependendo do que o folião quiser, ele pode ir atrás da orquestra, ou de um trio de maracatu. Vamos resgatar o espírito de carnaval”, conta Fuba.
Segundo o músico, a ideia não é recente e desde os 30 anos da festa isso estava sendo discutido pela equipe, que via ‘mesmice’ nas edições do evento. Para Fuba, o momento é de fortalecer os grupos de cultura popular, orquestras de frevo e fazer o resgate.
“Mesmo no período de carnaval tem orquestra que não tem espaço para tocar. É uma loucura isso, então precisamos reinventar dessa forma”, justificou.
O cantor Beto Movimento acredita que mudança vai prestigiar o povo e convoca a população: “Vai ser um carnaval de família, com mais segurança, mais alegria”. Beto pondera que mudança irá agradar os foliões e resgatar as raízes.
MaisPB
OPINIÃO - 26/11/2024