João Pessoa, 31 de maio de 2019 | --ºC / --ºC Dólar - Euro
Foi aberto na manhã desta sexta-feira (31) o Seminário Governança e Boas Práticas em Gestão Pública, realizado pela Controladoria Geral do Estado (CGE), e em parceria com o Banco Mundial e o Conselho Nacional de Controle Interno (Conaci). A solenidade aconteceu no Centro de Convenções de João Pessoa.
Para o governador João Azevêdo, o principal foco do evento é promover a gestão eficiente da máquina pública: “É importante o aprimoramento de todas as ferramentas de controle e acompanhamento dentro do estado. A gestão pública hoje se faz exatamente nessa direção, no sentido de implantar rotinas, mecanismos e conselhos que façam o acompanhamento de todo o processamento, principalmente de despesas e rotinas do estado”, comentou o governador.
Serão implantados conselhos que acompanharão as atividades do estado em diversos níveis. Instrumentos necessários segundo o governador, os conselhos seguem um modelo que é praticando na Europa, que tem como pilares a transparência (para acompanhamento da sociedade) e a eficiência nas atividades públicas dos gestores estaduais.
João diz que com esses conselhos, todos os gestores estaduais terão contato com o que há de mais moderno em termos de gestão, colocando a Paraíba como primeiro estado brasileiro a trabalhar nessa direção.
Órgão parceiro
O secretário chefe da Controladoria Geral do Estado, Letácio Tenório, disse que o Seminário busca sensibilizar os gestores e técnicos dos órgãos estaduais sobre a importância do controle e acompanhamento das ações do estado, e que a CGE é um órgão “parceiro”.
“Um marco na maturidade da Controladoria Geral do Estado, na mudança dos seus processos e na forma de conduzir a controladoria […]. A gente acredita que esse evento vai ser um marco na mudança de paradigma e no relacionamento entre os gestores do estado e a Controladoria”, disse Letácio.
Na visão do secretário, a partir desta sexta, a CGE será vista como um órgão parceiro, que está para auxiliar a gestão na melhoria dos processos e dos controles, e disse ainda que o objetivo do órgão é para que o estado cumpra seus objetivos.
Assista:
Bruno Marinho e Albemar Santos – MaisPB
BIÊNIO 2025-2027 - 26/11/2024