João Pessoa, 19 de outubro de 2019 | --ºC / --ºC Dólar - Euro
Neste sábado, 19 de outubro, é comemorado o Dia do Profissional de Tecnologia da Informação (TI). Na contramão de outras carreiras, o mercado de TI segue em crescimento no Brasil. Segundo a Associação Brasileira das Empresas de Tecnologia da Informação e Comunicação (Brasscom), o mercado poderá apresentar um déficit de até 290 mil profissionais em 2024. Coordenador do curso de Sistemas de Informação da Unifacisa, Hamurabi Medeiros explica as razões para o expressivo número de vagas para profissionais da área.
“Atualmente, todas as áreas e empresas necessitam cada vez mais do profissional de TI, que deixou de ser uma profissão do futuro e agora é do presente. É uma área meio para todas as outras, como saúde, educação, indústrias, comunicação, mobilidade, enfim, não existe uma área que não precise da tecnologia da informação. Isso sem contar a Internet of Things (Internet das Coisas, em inglês), que também impulsiona a criação de vagas”, explica o professor.
A Unifacisa conta com um Hub de Tecnologia instalado no campus Itararé, com a presença de três multinacionais da área de TI (Accenture, CTIS e Conductor), além do Laboratório de Tecnologia da Informação (LTI) da Unifacisa. Hamurabi destaca a empregabilidade como um dos diferenciais do curso de Sistemas de Informação da Unifacisa.
“Poder aliar a teoria e a prática, com possibilidade de estagiar dentro da faculdade, é um grande diferencial do curso. As empresas instaladas aqui dentro oferecem excelentes remunerações, tornando a área ainda mais atrativa. Um profissional resolutivo, pró-ativo e que goste de desafios com certeza terá um bom futuro na área de TI”, completa o coordenador.
Aluno de Sistemas de Informação e líder de desenvolvimento do LTI da Unifacisa, Wesley Gonzaga também elogia o curso e fala sobre o dia a dia da profissão. “Trabalhar com TI é pensar em uma solução à frente, ajudando pessoas, automatizando processos e reduzindo custos. O curso da Unifacisa oferece aprendizado de ponta, com excelentes laboratórios e professores sempre atualizados. Por isso, as empresas enxergam os alunos em um nível muito bom de preparação para ingressar no mercado de trabalho”.
MaisPB
TURISMO - 19/12/2024