João Pessoa, 29 de julho de 2020 | --ºC / --ºC Dólar - Euro
O presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia (DEM-RJ), afirmou nesta quarta-feira (29), que o Congresso deve avançar na matéria que estipula um prazo de oito anos para que juízes e membros do Ministério Público possam se candidatar a cargos políticos.
O tema foi reacendido pelo presidente do STF, ministro Dias Toffoli, durante sessão, na manhã de hoje, no Conselho Nacional de Justiça (CNJ).
“Acho que o presidente [Dias Toffoli] está correto, acho que essa matéria está sendo amadurecida e perto de chegar a um entendimento, carreiras de estado não podem ser utilizadas como trampolim pessoal, acho que essa transição entre a carreira de estado e eleições precisa ter um prazo e oito anos é um prazo longo, são duas legislaturas, para que a influência de decisões, que podem algumas vezes ser distorcidas influenciem no processo eleitoral. Acho que o tema está amadurecendo e certamente deve avançar nos próximos meses”, declarou Maia em entrevista coletiva.
Se a matéria vingar no Congresso, uma eventual candidatura do ex-juiz e ex-ministro da Justiça, Sergio Moro, pode ser inviabilizada.
MaisPB
VÍDEO - 02/01/2025