João Pessoa, 11 de novembro de 2020 | --ºC / --ºC Dólar - Euro
Faltando 4 dias para a eleição, pesquisa do Instituto Opinião projeta a vitória de João Cléber (Cidadania) em Santa Helena, no Alto Sertão da Paraíba, com 52,1% das intenções de voto. A segunda colocada na disputa é Corrinha (Socorro Félix), candidata do PL, que aparece com 30,8% da preferência dos entrevistados e em último lugar está Vera Soares (PP), a opção de 6,3% dos eleitores do município.
A pesquisa integra o Projeto Eleições 2020 do Portal MaisPB, Rede Mais e o Instituto Opinião, sediado em Campina Grande, um dos mais acreditados do Nordeste e com 26 anos de experiência acumulada.
De acordo com o levantamento, João Cleber alcançou uma maioria de 21,3 pontos percentuais em relação à sua principal concorrente, Corrinha.
Conforme a pesquisa estimulada, 2.9% dos eleitores de Santa Helena responderam que vão votar branco ou nulo, enquanto 7,9% ainda não sabem ou não responderam a pergunta: “Se a eleição fosse hoje, em quem você votaria para prefeito de Santa Helena”?
João Cleber também lidera pesquisa espontânea
Líder na pesquisa estimulada, João Cleber também é o primeiro colocado na pesquisa espontânea (modelo pelo qual o entrevistado é forçado a lembrar o nome do seu candidato sem o auxílio da lista com todos os postulantes).
Apoiado pelo prefeito Emmanuel Messias (Cidadania), João Cleber tem 49,5% das intenções de voto na pesquisa espontânea.
Corrinha é lembrada por 29,6% e Vera por 5,4% dos eleitores do município.
Branco, nulo e nenhum são 1,3% dos entrevistados e não sabem ou não responderam representam 14,2%.
Corrinha apresenta maior rejeição
O Instituto Opinião avaliou índice de rejeição dos candidatos em Santa Helena e perguntou quem dentre os candidatos o eleitor não votaria de forma nenhuma.
Corrinha lidera a rejeição com 26,7% das respostas dos entrevistados.
João Cléber é rejeitado por 22,5% dos entrevistados e Vera por 16,7% dos eleitores do município, 0,8% dizem rejeitar todos os três candidatos e 33,3% não rejeitam nenhum dos concorrentes.
Gestão de Emmanuel Messias é aprovada por 56,7% dos eleitores
O Instituto Opinião também avaliou a administração atual e perguntou: “Na sua opinião, você aprova ou desaprova a gestão do prefeito de Santa Helena, Emmanuel Messias”?
A gestão municipal é aprovada por 56,7% dos eleitores do município, enquanto 32,9% desaprovam a forma como o prefeito administra.
Não sabem ou não responderam a pergunta 10,4% dos entrevistados.
Governo João Azevêdo tem 68,3% de aprovação em Santa Helena
O governo de João Azevêdo (Cidadania) na Paraíba tem aprovação de 68,3% dos eleitores de Santa Helena, segundo os dados do Instituto Opinião.
A gestão estadual é desaprovada por 10% dos entrevistados. Outros 21,7% não sabem ou não responderam à pergunta.
Maioria em Santa Helena reprova Bolsonaro
Já a administração do presidente Jair Bolsonaro (Sem Partido) é reprovada pela maioria dos eleitores de Santa Helena: 50,8% dos entrevistados desaprovam a forma como Bolsonaro comanda o Brasil.
No município, o modelo de Bolsonaro é aprovado por 32,1% da população, enquanto 17,1% não sabem ou não responderam ao questionamento.
Dados técnicos
O Instituto Opinião realizou 240 entrevistas com eleitores de comunidades da zona urbana e rural do município de Santa Helena no último dia 7 de novembro, oito dias antes da eleição.
Os questionários foram aplicados nas seguintes localidades: Santa Helena (Sede), Bonita, Cacaré, Distrito Várzea da Ema, Distrito de Melancias, Formigueiro, Granja, Guedes, Lagoa Grande, Pé Branco, Retiro, Rua
Nova, São Bento e Umarizeiro.
O intervalo de confiança da pesquisa estimado é de 95% e a margem de erro admitida é de 6,3 pontos percentuais para mais ou para menos sobre os resultados encontrados no total da amostra.
A pesquisa foi registrada na Justiça Eleitoral sob o protocolo PB-00738/2020.
Instituto Opinião
Com 26 anos de experiência no mercado, o Instituto Opinião, com sede em Campina Grande, acumula atuação destacada na Paraíba e em estados do Nordeste. Dirigido pelo estatístico Joaquim Braga, é um dos mais respeitados e acreditados no segmento. Tem parceria com o Portal MaisPB desde as eleições de 2016.
Portal MaisPB e Programa Hora H
Fundado em 2010 pelo jornalista Heron Cid, o Portal MaisPB completou uma década no jornalismo. Pelo conteúdo relevante e linha editorial equilibrada, alcançou uma das maiores audiências mensais da mídia digital paraibana e respeitabilidade na cobertura do cotidiano e da política.
O MaisPB é parte integrante da Rede Mais Conteúdo, que também abriga blogs de notícias e é responsável pela geração do Programa Hora H, exibido de segunda a sexta, das 18h às 19, em 20 emissoras de rádio nas principais regiões da Paraíba, com alcance nos estados de Pernambuco, Ceará e Rio Grande do Norte.
MaisPB
novo protesto - 16/01/2025