João Pessoa, 15 de dezembro de 2020 | --ºC / --ºC Dólar - Euro
A Rússia reconheceu, nesta terça-feira (15), a vitória de Joe Biden na eleição presidencial dos Estados Unidos, realizada em novembro. Por meio de comunicado, o presidente Vladimir Putin parabenizou o eleito e disse que estava disposto a trabalhar com o americano, apesar da deterioração das relações bilaterais com o governo do derrotado Donald Trump.
“De minha parte, estou pronto para uma colaboração e para estabelecer contatos com vocês”, escreveu Putin em um telegrama, segundo o Kremlin. O presidente russo é um dos poucos líderes que esperou o voto do colégio eleitoral norte-americano a favor de Biden para parabenizá-lo.
O presidente explicou a demora devido à recusa de Donald Trump em reconhecer a derrota e pelos vários apelos à Justiça dos EUA feitos pelo republicano. “Putin desejou sucesso ao presidente eleito e assegurou-lhe que está convencido de que a Rússia e os Estados Unidos … podem, apesar de suas divergências, resolver numerosos problemas e desafios no mundo”, acrescentou o Kremlin em seu comunicado.
Biden prometeu firmeza contra a Rússia, acusada de interferência no sistema eleitoral norte-americano para favorecer a eleição de Trump em 2016. Trump, por sua vez, sempre negou que tenha se beneficiado de qualquer tipo de ação russa.
O presidente brasileiro Jair Bolsonaro ainda não se manifestou sobre a vitória de Joe Biden nos EUA.
Com informações do G1
OPINIÃO - 22/11/2024