João Pessoa, 01 de fevereiro de 2021 | --ºC / --ºC Dólar - Euro
O Congresso Nacional realizou, nessa segunda-feira (1º), as eleições para os novos presidentes da Câmara e do Senado.
Na Câmara dos Deputados, o eleito foi Arthur Lira (PP-AL). Já no Senado, o escolhido foi Rodrigo Pacheco (DEM-MG).
Reveja como foi a movimentação:
21h30 – Já Baleia Rossi defendeu uma Câmara independente do Planalto em seu discurso. Nos últimos dias, ele criticou a atuação do governo em favor de Lira. Ele também prometeu trabalhar por uma distribuição mais igualitária dos recursos de emenda
21h20 – Deputados aguardam início da votação para escolha do novo presidente da Câmara Federal.
21h – Em seu discurso, Arthur Lira fez críticas indiretas a Rodrigo Maia. Sem citar nomes, ele disse que a Câmara não pode ser “de apenas um”. “Olhem para a cadeira da presidência: por acaso há ali um trono? Não! Ao lado do presidente, há outras cadeiras, demais representantes da Mesa Diretora”, afirmou.
19h – Com apoio de Bolsonaro, Rodrigo Pacheco é eleito presidente do Senado
18h46 – Começa a contagem dos votos.
18h30 – “A vitória vai ser larga”, diz Daniella Ribeiro sobre Rodrigo Pacheco
18h20 – Os senadores seguem votando. A votação é dividida por estados.
17h – Em instantes, o Senado elegerá o novo presidente do Congresso em disputa entre Rodrigo Pacheco (DEM-MG) e Simone Tebet (MDB-MS). Votação secreta e em cédula de papel.
16h50 – Em seu discurso no Senado, a candidata a presidente da Casa Simone Tebet (MDB) disse que, “não tenho cargos a oferecer, não tenho emendas extraordinárias a oferecer aos senhores”. Ela disputará a preferência com o senador Rodrigo Pacheco (DEM-MG), candidato do governo.
16h35 – Uma tensa reunião de líderes no meio da tarde terminou em bate boca entre o presidente da Câmara Rodrigo Maia (DEM-RJ) e o candidato à Presidência da Casa, Arthur Lira (PP-AL). O motivo foi a tentativa de acordo encampada por Maia e pela chapa de Baleia Rossi para permitir que PT, PDT e PSB, partidos da oposição que perderam o prazo de registro de apoio ao bloco do emedebista, pudessem integrar mesmo assim o grupo de Maia, que chegou a bater na mesa e disse para Arthur Lira que ele “não está em Alagoas”.
16h20 – Senador Major Olímpio, do PSL, anuncia que retira a sua candidatura em apoio a Simone Tebet (MDB).
16h – O presidente do Senado, Davi Alcolumbre (DEM-AP), disse que, enquanto esteve na presidência da Casa, “fez de tudo” para construir pontes com outros poderes, enquanto “alguns atores” tentaram “destruir”.
16h – Senador Jorge Kajuru (Cidadania): “Virou um topa tudo por dinheiro”.
15h58 – Flávio Bolsonaro, filho do presidente da República, é o único sem máscara no plenário do Senado.
Adivinha quem está sem máscara, neste momento, no plenário do Senado Federal? pic.twitter.com/3LelthCKKJ
— Wallison Bezerra (@wallisonbezerra) February 1, 2021
15h40 – O senador Jorge Kajuru (Cidadania-GO) disse que a provável vitória de Arthur Lira (PP), candidato apoiado por Jair Bolsonaro, será “a volta de Eduardo Cunha” ao comando da Câmara. Ainda segundo Kajuru, a vitória de Rodrigo Pacheco (DEM) no Senado representa a volta ao tempo de Aécio Neves (PSDB) e Eunício Oliveira (MDB). “Voltaremos ao período das capitanias hereditárias.”
15h30 – Opinião Heron Cid: Depois de hoje, nada mais será como antes
15h – O presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia (DEM-RJ), disse ao site G1 nesta segunda-feira (1º) que não vai dar andamento aos pedidos de impeachment contra o presidente Jair Bolsonaro (sem partido). Maia acenou com a possibilidade depois do seu partido, o Democratas, abandonar a base de sustenção da candidatura de Baleia Rossi (MDB-SP).
14h16 – Prefeito de Campina Grande torce por eleição de Arthur Lira
14h11 – Aécio arregaça as mangas
14h08 – MDB quer Veneziano na vice-presidência do Senado
11h – Opinião Maurílio Júnior: ‘Mijadinha’ de Maranhão em 2019 seria aroma hoje em Brasília
31/01 – DEM abandona barco de Baleia Rossi
Resumo
Na Câmara, os principais nomes na corrida são o do líder do chamado Centrão, Arthur Lira (PP-AL), que tem o apoio do presidente Jair Bolsonaro; e o de Baleia Rossi (MDB-SP), candidato do atual presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ), que tenta emplacá-lo como sucessor.
Já no Senado, Rodrigo Pacheco (DEM-MG) e Simone Tebet (MDB-MS) são os principais candidatos para suceder Davi Alcolumbre (DEM-AP).
Assista ao vivo a eleição para a Presidência do Senado
MaisPB
OPINIÃO - 22/11/2024