João Pessoa, 23 de abril de 2021 | --ºC / --ºC Dólar - Euro
A Secretaria de Estado da Educação instaurou um processo para investigar a conduta de um professor da rede pública de ensino que defendeu “tratamento precoce” contra Covid-19 durante uma aula online em João Pessoa.
Aos estudantes, o professor disse que o “tratamento precoce seria até mais eficiente que a vacina”.
“A Secretaria de Estado da Educação e da Ciência e Tecnologia da Paraíba (SEECT-PB) informa que foi aberto um processo administrativo para apurar a conduta do professor na Comissão Permanente de Inquérito (CPI), órgão da Secretaria de Educação. A SEECT-PB reitera a defesa da Ciência e do método científico e deixa claro que não concorda que professores que defendam, dentro de sala de aula, pontos de vista que não tenham base científica, ainda mais em um momento de pandemia”, disse a Secretaria por meio de nota.
CFM condena tratamento precoce
Em audiência pública da Comissão Temporária da Covid-19 do Senado na semana passada, o vice-presidente do Conselho Federal de Medicina (CFM), Donizette Giamberardino Filho, esclareceu que a entidade “não recomenda e não aprova tratamento precoce e não aprova também nenhum tratamento do tipo protocolos populacionais [contra a covid-19]”.
Ano passado, o conselho aprovou parecer que facultou aos médicos a prescrição da cloroquina e da hidroxicloroquina para pacientes com sintomas leves, moderados e críticos de covid-19.
Segundo o médico, o que o CFM fez foi uma autorização fora da bula (off label) em situações individuais e com autonomia das duas partes, “firmando consentimento esclarecido [médico] e informado [paciente]”. Em nenhum momento, ele [o CFM] autorizou qualquer procedimento experimental fora do sistema CRM/CFM. “Esse parecer não é habeas corpus para ninguém. O médico que, tendo evidências de previsibilidade, prescrever medicamentos off label e isso vier a trazer malefícios porque essa prescrição foi inadequada, seja em dose ou em tempo de uso, pode responder por isso”, avaliou Donizette.
MaisPB
OPINIÃO - 22/11/2024