João Pessoa, 16 de agosto de 2021 | --ºC / --ºC Dólar - Euro
Um tumulto no aeroporto de Cabul deixou mortos nesta segunda-feira (16), quando uma multidão tentava embarcar em aviões para deixar o Afeganistão, agora dominado pelo Talibã após 20 anos de ausência no poder. O número de óbitos não foi confirmado. O jornal americano “The Wall Street Journal” fala em três mortos por armas de fogo. As informações são do G1.
A agência de notícias Reuters cita relatos de testemunhas de que cinco pessoas morreram, sem dizer se as vítimas foram atingidas por disparos de armas de fogo ou pisoteadas durante a confusão. Os voos comerciais foram cancelados e apenas viagens militares ocorrem no local.
O presidente fugiu do Afeganistão e o palácio presidencial foi tomado no domingo (15) pelas tropas talibãs.
Os EUA atacaram o Afeganistão em 2001, em reação ao atentado do 11 de Setembro, e tirou o grupo extremista do poder. No ano passado, o então presidente americano, Donald Trump, assinou acordo de paz com o Talibã em fevereiro, prevendo a retirada total das tropas do país em abril deste ano.
O atual presidente, Joe Biden, manteve a decisão e adiou a saída completa para o fim deste mês. Com a retirada das tropas, o Talibã rapidamente reconquistou o poder.
Vídeos mostram pessoas se agarrando a aviões militares para tentar deixar o país.
https://t.co/rW4sbj5mu3 https://t.co/H2oo6E69Ml
— Campbell MacDiarmid (@CampbellMacD) August 16, 2021
The moment when several people in Afghanistan fell from the plane because the were stuck to the tire of the plane.We did not deserve this misfortune.O Allah have mercy on us poor people.#Afghanistan #Afganistan #AfghanWomen #USA #america #Kabul #kabulairport #taliban pic.twitter.com/fs3n32M2a5
— Musawer khalil andarabi (@MusawerAndarabi) August 16, 2021
Com informações do G1
OPINIÃO - 22/11/2024