João Pessoa, 04 de novembro de 2021 | --ºC / --ºC Dólar - Euro
Como o método da Netnografia vai lhe ajudar a se destacar na internet.
Com tanta informação flutuando por aí, você já parou para se perguntar como anda a sua reputação na internet? Bem, se você é uma daquelas pessoas que dizem não se importar com o que dizem sobre você, é bom ficar atento, pois a Netnografia está de olho na evolução de quem tem sucesso online.
Mas o que é ter sucesso online nos dias de hoje? Sucesso, hoje em dia, está muito mais ligado ao ser ético do que, de fato, a números. Muitas profissões nem ganham salários estratosféricos, mas são valorizadas na vida real.
Não adianta pensar que, se você não faz parte das redes sociais, as pessoas não vão procurar por você na internet.
Recentemente um amigo super “old fashion” me disse que ele não estava em nenhuma rede social, e por isso acreditava que não estava na Internet, até se gabando um pouco de que seu sucesso era feito de trabalho duro, e que o tal digital não interferia em sua reputação.
Com uma busca sem esforços o Google indicou um fake news na primeira página, e o endereço onde mora. Estarrecido e sem acreditar nas possibilidades via web, me questionou: como aquilo era possível? Muito papo e boas risadas foram o suficiente para convencê-lo que, uma vez que você existe no físico, a chances de estar no digital são de quase 100%, e seria legal ele se apresentar à internet como era e não por fake news.
Por isso é legal você ter uma boa higiene online com sua reputação digital, pois é através dela que empresas que desejam contratar você, fazer negócios ou engajar sua marca, vão encontrar informação sobre você.
Como a Netnografia estuda o comportamento das pessoas online para fins mercadológicos, acabamos visualizando quem são as pessoas, o que comem, onde vivem, que tipo de trabalho têm, e isso faz com que esse olhar dê uma dimensão do sucesso ao se venderem no digital.
Mas como assim a Netnografia fica de olho nos nossos dados?
Todo material coletado numa pesquisa netnográfica é publico, ela pode vir desde comentários no Google até fórum e blogs.
E para quem acha que isso é invasão de privacidade e tem alguma dúvida, lembre-se que, quando criou sua conta no Instagram, Facebook, Linkedin, Twitter, Netflix, Spotfy e afins, você autorizou a vinculação dos seus dados.
A reputação digital diz muito se você é uma boa ou má pessoa no físico. Opiniões contraditórias, discurso de raiva e atitudes preconceituosas são um termómetro para avaliar sua e-reputação.
É através dela que somos orientados sobre as pessoas em relação à profissão, negócios ou imagem. Uma reputação construída à base de fake news ou Photoshop é desbancada em segundos, porque o ser humano deseja que o físico seja o digital e vice-versa.
Renome, fama e estima são qualidades estabelecidas pela reputação, seja ela no físico ou no virtual. E elas dependem de posicionamento e de como você se comporta. E o sucesso é muito mais do que o resultado da sua empresa em números.
Sucesso é quando sua empresa tem números positivos, propósito, e é construída com pessoas éticas, gente bacana. O mercado está cheio de gente com reputação duvidosa patrocinando post.
Mas a Netnografia está observando muito além desse universo. Pesquisadores no mundo todo estão conseguindo separar o joio do trigo. De quem é bacana de verdade na vida real e transcende para o digital com reputação ilibada. Se você é uma dessas pessoas, fique orgulhoso (a) do sucesso de simplesmente ser alguém com que todos desejariam trabalhar.
* Os textos dos colunistas e blogueiros não refletem, necessariamente, a opinião do Portal MaisPB
OPINIÃO - 22/11/2024