João Pessoa, 05 de novembro de 2021 | --ºC / --ºC Dólar - Euro

ÚltimaHora
educação

Publicidade e Propaganda do Uniesp tem sua marca nacional e internacional

Comentários: 0
publicado em 05/11/2021 ás 09h29

Kubitschek Pinheiro MaisPB

O bacharelado em Publicidade e Propaganda do Uniesp existe há 23 anos e tem à frente Daniel Costa que é graduado em Publicidade e Propaganda pelo Instituto de Educação Superior da Paraíba. O curso atua de forma a melhor apresentar um produto, serviço, instituição ou pessoa, para o seu público-alvo; planejando sempre, criando e divulgando campanhas e ações de comunicação dos mais variados tipos e composições. É um curso que tem excelência em sua formação profissional e que permite ao publicitário trabalhar em agências de publicidade, com um conhecimento específico que também pode ser útil em veículos de comunicação, produtoras de conteúdo, como vídeo e áudio, gráficas fotografia, departamentos de marketing de empresas, além de poder desenvolver atividades como autônomo.

Com o crescimento das empresas do comércio, indústria e serviços movimentando a economia, a área de Publicidade e Propaganda torna-se vital como último elo entre aquilo que se produz e aqueles que compram; o que faz desta, portanto, uma ótima opção para graduação.

No segmento de agências de publicidade e propaganda, a Paraíba possui vasto mercado, com empresas bem estruturadas para oferecer serviços na área. Além disso, todas as grandes redes de comunicação estão presentes nesse mercado, atuando em áreas como TV aberta, TV por assinatura, Jornal, Rádio, Internet, etc. Em complemento, as gráficas e produtoras paraibanas também alcançaram um alto nível de especialização. Nota-se, portanto, que no mercado publicitário local, não faltam oportunidades de emprego, para as quais a qualificação ampla do Bacharel em Comunicação Social com Habilitação em Publicidade e Propaganda é um diferencial de extrema competitividade.

Daniel Costa é também graduado em Letras pela Universidade Federal da Paraíba (2010) e mestre em Linguística pela Universidade Federal da Paraíba (2012). Atualmente é professor, coordenador e membro do NDE nos cursos de Publicidade e Propaganda do UNIESP Centro Universitário e de Produção Publicitária da Faculdade de Tecnologia da Paraíba (FATEC-PB), além de coordenar e ministrar aula na Pós-Graduação UNIESP nas áreas de Comunicação e Marketing. Concomitantemente, atua na Secretaria de Comunicação Social e Difusão Digital do município de Conde/PB como Diretor de Marketing e Projetos. Ainda, atua no mercado de comunicação com sua agência, Oceano Criações, e como redator freelancer.

O professor Daniel Costa conversou com o MaisPB e conta o avanço do bacharelado Publicidade e Propaganda e do tecnólogo de Produção Publicitária. O resultado é um numero gigante de profissionais colocados no mercado. “Já foram muitos os profissionais que se formaram e ganharam o mercado de trabalho, tanto local, quanto nacional e internacionalmente”, lembrou

MaisPB – Tem ideia de quantos profissionais de Publicidade e Propaganda o Uniesp já colou no mercado de trabalho?

Daniel Costa – Em 23 anos de história do curso de Publicidade e Propaganda, já foram muitos os profissionais que se formaram e ganharam o mercado de trabalho, tanto local, quanto nacional e internacionalmente. Neste semestre de 2021.2 teremos mais de 50 formandos, quando ultrapassaremos a marca de mil formados pelo curso. Já o tecnólogo de Produção Publicitária terá por volta de 300 formados ao longo de sua existência.

MaisPB – Há quanto tempo você está na coordenação do curso?

Daniel Costa – Estou à frente da coordenação dos cursos de Publicidade e Propaganda e Produção Publicitária UNIESP desde 07 de março de 2018, após ter recebido o convite de Maurício Fernandes, meu antecessor, e termos feito um processo de transição muitíssimo proveitoso. Em 23 anos de história, sou o terceiro a assumir a coordenação dos cursos. Ao longo dessa história de sucesso, muitos desafios e sementes foram plantadas pelo professor William Pinheiro, na primeira década do curso. Já em um segundo momento, Professor Maurício Fernandes deu continuidade e garantiu que o curso se mantivesse entregando ao mercado profissionais capacitados e competentes, se destacasse da concorrência – hoje praticamente inexistente -, bem como estreitou o relacionamento entre academia e mercado, além de outras tantas conquistas que foram fruto do trabalho desses dois grandes nomes. Hoje tenho a honra de seguir com este legado e contar sempre com o apoio do UNIESP e de toda equipe, desde o secretário, passando pelos técnicos dos laboratórios específicos, até o time de professores, do qual Maurício Fernandes continua contribuindo com toda sua experiência e conhecimento.

MaisPB – Qual é o perfil do alunado de Publicidade e Propaganda?

Daniel Costa – Por fazer parte da área de Humanas, da Comunicação Social, mas também por ter fortes ligações e influências com a área de negócios e de tecnologia, nossos cursos possuem um público bem heterogêneo, unindo interesses, habilidades e competências diversas, sempre com o viés da criatividade sendo ponto de convergência. Hoje os estudantes já compreendem que se formar em Publicidade e Propaganda ou Produção Publicitária não limita sua atuação no mercado às agências, que também é um excelente caminho para se consolidar. Existe uma demanda constante de sistemas de comunicação, produtoras de eventos, de vídeo, de fotografia, de áudio e gráficas, bem como núcleos de marketing de empresas, novas oportunidades – como o segmento de influenciadores digitais – e até mesmo empreender, utilizando todo seu conhecimento adquirido em marketing, planejamento, mídia, produção, gestão e outros. O perfil de nossos estudantes, em resumo, é de pessoas conectadas à tecnologia, aos movimentos de mercados, comportamento dos indivíduos e sociedades, que buscam unir criatividade e inovação para se comunicar, criar estratégias e conteúdos para solucionar os mais diversos problemas mercadológicos de empresas privadas, instituições governamentais e não governamentais.

MaisPB – O curso tem conceito 5 no MEC?

Daniel Costa – Hoje o UNIESP é Centro Universitário, conceito máximo pelo MEC e uma das instituições de ensino mais conceituada e lembrada na Paraíba. Quando se fala no curso de Publicidade do UNIESP, sem dúvidas ele é a maior referência em todo o mercado. Somos conceito máximo (5) no curso de Produção Publicitária e Conceito 4 no curso de Produção Publicitária, possuindo índices de ENADE sempre acima da média regional.

MaisPB – O bacharelado de Publicidade e Propaganda do Uniesp, me parece ser pioneiro, tendo sido criado pelo professor William Pinheiro. Teria como você ressaltar essa importância para a formação de muitos profissionais que escolhem esse ramo da comunicação?

Daniel Costa – A academia sempre é de fundamental importância na capacitação de profissionais para qualquer segmento. Por ter sido o curso pioneiro, a graduação em Publicidade e Propaganda teve papel expressivo e até central na consolidação do mercado publicitário na Paraíba. Apesar de à época da abertura do curso já existirem agências publicitárias em João Pessoa, boa parte dos profissionais do mercado tiveram e têm até hoje alguma relação com nosso curso. Muitos egressos já palestraram em diversos momentos em sala, seja contribuindo com a realidade mercadológica nas disciplinas, na recepção de alunos ingressantes, enfim. Com tantos anos de história, alguns que se formaram no curso, assim como eu, voltaram como professores. Acreditamos que essa relação da academia com os egressos e o mercado é de extrema importância não apenas para a formação dos futuros profissionais, mas para as reflexões e mudanças que essa área tão dinâmica necessita.

MaisPB – O curso já tinha laboratório desde o início. Como anda essa parte prática?

Daniel Costa – O Estúdio de Vídeo e Fotografia, Ilha de Edição e Estúdio de Áudio sempre foram diferenciais para a aplicação prática dos conceitos aprendidos pelos estudantes. Seja em questão de espaço físico, equipamentos ou apoio técnico de profissionais experientes e qualificados, esses laboratórios específicos são tão ou mais estruturados que estúdios profissionais. Inclusive, por tamanha excelência, estamos alinhando institucionalmente a possibilidade de, sem deixar de atender à finalidade acadêmica deles, passar a muito em breve disponibilizar comercialmente para interessados tais ambientes. Mesmo durante a pandemia, sempre respeitando as medidas estabelecidas nos decretos e os protocolos de segurança, os estudantes que sentiram necessidade e segurança para fazer uso desses ambientes seguiram realizando suas atividades nesses laboratórios.

MaisPB – Os professores são bem capacitados, com mestrado ou doutorado?

Daniel Costa – O corpo docente de nossos cursos é formado por especialistas, mestres e doutorandos que, em boa parte, também atuam no mercado de comunicação e marketing. Logo, há uma perspectiva dialógica constante entre a realidade do mercado e os conceitos teóricos, em que os estudantes se beneficiam com uma formação constantemente alinhada com a realidade e o futuro profissional. Além disso, os professores possuem um vínculo afetivo com o UNIESP, seja por terem sido alunos ou por terem uma história junto à instituição. Costumo dizer que aqueles que foram meus professores no curso, como Augusto Vaz, André Felisberto, Mastroianne Sá, Luciana Rabay, por exemplo, continuam a desempenhar com primor seus papéis de educadores, mentores, orientadores, tanto quanto os demais professores dessa equipe incrível que que temos nos cursos.

MaisPB – Temos novidades para 2022?

Daniel Costa – Com a vacinação diariamente chegando a mais pessoas e com a sensação de segurança que cresce para haver um retorno às atividades presenciais, temos grandes expectativas de poder realizar mais eventos e atividades em nossos cursos dentro do UNIESP. Pretendemos trazer alguns cursos livres de férias já em janeiro de 2022, realizar novamente o concurso de criação, retomar as atividades da Agência Júnior e do Laboratório de Mídias Digitais, inclusive ampliando a atuação e projetos abraçados por esses grupos de extensão, bem como seguir com a produção de conteúdo do projeto Feedback. Fortalecer o vínculo com o mercado e entre os profissionais do universo da comunicação também será um ponto que desejamos investir como academia, mas outras tantas novidades nos esperam em 2022.

MaisPB – Vocês participaram do Inova 2021?

Daniel Costa – Na 6ª edição do INOVA UNIESP, também realizamos a Semana da Publicidade, que têm acontecido dentro de nosso maior evento institucional desde o início da pandemia, mas que normalmente é realizada no primeiro semestre do ano letivo. Especialmente este ano, após tantas superações de desafios impostos pelo contexto da pandemia da Covid-19, trouxemos conteúdos e participantes de áreas e mercados importantes, a exemplo do presidente nacional da Associação de Profissionais de Propaganda, Silvio Soledade, e a Diretora de Comunicação da DPZ&T, Rejane Romano, apenas para citar alguns nomes de fora de nosso estado. Mas também contamos sempre com presença garantida de egressos que se destacam no mercado, como Têca Falcão e Candy Ferraz, que geriram a imagem de Juliette, vencedora de reality de grande audiência, e Guilherme Lucena, da DomLab, que encerrou nossa programação este ano.

MaisPB – Hoje o Uniesp é uma cidade. Vamos falar sobre isso?

Daniel Costa – Já possuímos na instituição mais de sete mil estudantes, fora uma equipe técnica-administrativa, que envolve portaria, segurança, secretariado, comercial e professores. Todos juntos fazem da instituição uma verdadeira cidade. Mas não uma cidade qualquer, uma cidade de primeiro mundo, graças à estrutura, aos equipamentos resultado de um plano de expansão de nossa Reitora, Érika Marques, e nossa Pró-Reitora Acadêmica, Iany Barros. Toda a comunidade acadêmica conta com diversos serviços à sua disposição, desde setores voltados para a Internacionalização e Empregabilidade (Núcleo de Carreiras), passando por uma das melhores e mais completas bibliotecas da cidade, até serviços de saúde oferecidos pela Clínica Escola nas áreas de Psicologia, Fisioterapia, Odontologia, Nutrição, Farmácia e muito mais. Sem dúvidas, o UNIESP é uma cidade que merece ser conhecida por todos, sejam os interessados em fazer parte do corpo discente dos melhores cursos do Estado ou para usufruir dos serviços e eventos que a instituição oferece.