João Pessoa, 09 de dezembro de 2021 | --ºC / --ºC Dólar - Euro
O deputado estadual Hervázio Bezerra (PSB) afirmou na noite desta quinta-feira (09) que o senador Veneziano Vital do Rêgo (MDB) só não se lançou como pré-candidato ao governo do estado ainda porque enfrenta resistência dentro do seu próprio partido.
Em entrevista ao programa Hora H, da Rede Mais Rádio, o parlamentar avaliou que o senador emedebista não tem o prestígio de Raniery Paulino, deputado estadual, e nomes importantes da legenda no estado.
“Veneziano diz que a decisão não é dele, é do partido, do MDB. Mas ele enfrenta resistência dentro do próprio partido, como Raniery Paulino, que ele é uma figura expoente e histórica, mas que já disse claramente que não acompanhará Veneziano no governo. Se ele não o acompanhar, o ex-governador Roberto Paulino, que é secretário de estado, acredito que também não o acompanha.”, analisou Hervázio.
As projeções de Hervázio se dão num momento em que o senador Veneziano Vital e o governador da Paraíba, João Azevêdo, enfrentam um desencontro de sete meses.
“Diferentemente daquele ditado popular que diz assim [dois não brigam quando um não quer], na política, esse ditado não é verdadeiro. Porque basta um não querer que não há como unir. Não adianta só o governador querer, como também não adianta só Veneziano querer permanecer juntos e unidos. Se os dois quiserem, se um só quiser, não resolve o problema.”, ressaltou.
Federação partidária
Hervázio criticou, ainda, a forma em que as chapas serão montadas. O Senado aprovou a PEC da reforma eleitoral em setembro, mas barrou a volta das coligações. Um sistema de disputa similar, composto por federações, está sendo analisado e em julgamento no Supremo Tribunal Federal.
“Agora o que é que eles fazem: dão marcha ré e admitem ser favoráveis à coligação e o Senado Federal diz não, coligação mais não, mas admite federação, que é praticamente a mesma coisa, muda muito pouco. Nos colocaram numa situação muito difícil a menos de um ano da eleição. Nós não sabemos ainda qual planejamentos e composições podemos fazer o que existe de fato e de concreto.”, criticou Hervázio Bezerra.
MaisPB
OPINIÃO - 22/11/2024