João Pessoa, 19 de janeiro de 2022 | --ºC / --ºC Dólar - Euro
Na Avenida Flavio Ribeiro Coutinho – Retão de Manaíra, uma das mais movimentadas de João Pessoa, capital da Paraíba, pedestres e motoristas, convivem lado a lado com o perigo. Constantemente, os canteiros que dividem as faixas são danificados e utilizados por motociclistas, o que pode provocar acidentes e é considerado infração de trânsito.
Há buracos nos canteiros em várias extensões da pista, que são utilizados por motociclistas como um atalho aos tradicionais retornos. O local, que foi projetado para servir de divisória entre as faixas e passagem de pedestres, tem se transformado em contornos improvisados. Os motoristas que atravessam em linha reta, precisam reduzir a velocidade e, em algumas situações, até mesmo contar com a sorte para evitar acidentes.
Muitos motociclistas além de usar o canteiro para cortar o caminho, ainda avançam à frente dos carros e outros veículos. Pedestres também relatam insegurança com o trajeto irregular.
Ao Portal MaisPB, o superintendente de Mobilidade Urbana de João Pessoa, George Morais, informou que os buracos e depredações nos canteiros são encaminhados para a Secretaria de Infraestrutura (SEINFRA) da capital. Um caso semelhante foi registrado na Perimetral Sul, onde a prefeitura agiu para consertar e evitar o uso irregular do canteiro.
De acordo com o artigo 206 do Código de Trânsito Brasileiro (CTB), a ultrapassagem por cima de canteiros é uma infração de trânsito de natureza gravíssima. A infração pode ocasionar em multa de R$ 293,47, além da perda de 7 pontos na Carteira Nacional de Habilitação (CNH).
MaisPB
NOVA VAGA - 17/12/2024