João Pessoa, 28 de junho de 2022 | --ºC / --ºC Dólar - Euro
Para celebrar os 120 anos do poeta Carlos Drummond de Andrade, marcado para outubro, a Editora Record | Grupo Editorial Record está lançando uma série de livros do autor.
Em abril passado, depois de anunciar o retorno da obra de Carlos Drummond de Andrade, o Grupo Editorial Record lançou os quatro primeiros livros do poeta com novo projeto gráfico. As novas edições passaram por minucioso trabalho de fixação, resultado de cotejamento da obra com exemplares anotados pelo poeta e outras fontes do acervo da família. Dois grandes conhecedores da obra de Drummond se dedicaram à “arqueologia” poética desta primeira leva de lançamentos. O professor Edmílson Caminha, que se dedica ao estudo de Drummond há mais de quatro décadas, ficou responsável pela fixação dos textos de Alguma poesia, Sentimento do mundo e Claro enigma. Já Antologia poética foi entregue aos cuidados do poeta Alexei Bueno.
Nesta terça-feira (28), a editora está colocando no mercado dois livros infantis “A cor de cada um” que reúne poemas e contos curtos de Drummond sobre o dia a dia, selecionados para crianças e adolescentes.
O outro livro “Criança dagora é fogo” traz crônicas do poeta sobre o cotidiano, com muito humor e leveza. Os dois volumes reúnem verdadeiros tesouros literários para um público em formação, revelando um escritor fino, capaz de deliciosas fabulações sobre coisas simples.
No conto de abertura de “Criança dagora é fogo”, uma menina de 4 anos vai ao restaurante com o pai e demonstra seu “poder ultrajovem”. A história seguinte, “Na delegacia”, conta a inusitada reação da mãe ao descobrir o verdadeiro motivo de seu filho ter sido preso. O livro traz histórias divertidas, de um tempo distante do mundo digital, que vai trazer muitas curiosidades aos leitores de hoje.
Está aí uma ótima chance para que todos conheçam as novas edições o estilo do maior poeta brasileiro do século XX a jovens leitores, e também encantar fãs de todas as idades. Parte do projeto iniciado em abril deste ano, com quatro títulos, as duas novas edições têm projeto gráfico modernizado e ilustrações inéditas de Mayara Lista, e trazem ainda novos textos.
A previsão é que a Record e a José Olympio, editoras do Grupo Editorial Record, lancem 63 obras de Carlos Drummond de Andrade ao longo dos próximos anos. Em outubro, o poeta completaria 120 anos de nascimento.
Bom demais. Na primeira parte de “A cor de cada um”, “Mil novecentos e pouco”, os poemas retratam a infância e as relações familiares em uma cidadezinha do interior, certamente Itabira, Minas Gerais, onde o poeta nasceu.
A seção seguinte, “Roendo o tempo”, fala das brincadeiras de menino ao cotidiano dos colégios e aos amores de juventude. Por fim, “A cor de cada um” reúne ficções curtas variadas, de um jardineiro maltratado pelas flores à visita do neto do poeta. São livros preciosos.
Kubitschek Pinheiro MaisPB com assessoria da Record
SERVIÇO
Grupo Editorial Record | www.record.com.br
Tel.: (21) 2585-2473
Cel.: (21) 99998-7854
Redes sociais da editora – www.blogdaeditorarecord.com.br
Facebook | Twitter | Instagram
A COR DE CADA UM/ Carlos Drummond de Andrade – Ilustrações: Mayara Lista
94 págs. | R$ 44,90
Ed. Record | Grupo Editorial Record
CRIANÇA DAGORA É FOGO/ Carlos Drummond de Andrade
Ilustrações: Mayara Lista
86 págs. | R$ 44,90
Ed. Record | Grupo Editorial Record
Sobre o autor
Carlos Drummond de Andrade nasceu em Itabira, Minas Gerais, em 1902. Foi poeta, cronista e contista, firmando-se como um dos grandes nomes da literatura brasileira do século XX. Entre outros clássicos, é autor de Alguma poesia, Brejo das almas, Sentimento do mundo, Claro enigma, Fazendeiro do ar e Fala, amendoeira. Faleceu no Rio de Janeiro, em 1987, aos 84 anos.
Fotos divulgação e as capas da editora
OPINIÃO - 22/11/2024