João Pessoa, 09 de setembro de 2022 | --ºC / --ºC Dólar - Euro

ÚltimaHora
Reino Unido

Rei Charles III deixa Escócia e se prepara para pronunciamento nesta sexta

Comentários: 0
publicado em 09/09/2022 ás 09h22
atualizado em 09/09/2022 ás 10h37
Foto: Reprodução

O primeiro pronunciamento do rei Charles III, o novo monarca do Reino Unido, acontecerá às 18h no horário de Londres (14h de Brasília) desta sexta-feira (9). Ele falará à nação por discurso televisionado após uma reunião com a também nova primeira-ministra britânica, Liz Truss. Charles acaba de chegar ao aeroporto de Aberdeen, na Escócia, após deixar o Palácio de Balmoral, onde a rainha Elizabeth II morreu na quinta-feira (8). Ele segue agora para Londres onde terá a primeira audiência com a primeira-ministra, Liz Truss.

Apesar de a sucessão ser automática, a cerimónia de coroação do rei Carlos III só ocorrerá daqui a um ano. Já as cerimônias pela morte da rainha Elizabeth II, ocorrida nessa quinta-feira (8) à tarde, vão durar dez dias e o funeral está marcado para 19 de setembro. Até lá são esperados vários procedimentos formais – a Operação London Brigde. Uma vez que a rainha morreu na Escócia, o corpo ficará inicialmente num pequeno palácio.

A morte da monarca é classificado como o “Dia D” e todos os dias que precedem o funeral serão classificados como Dia D+1, Dia D+2, e assim em diante, numa operação apelidada como “London Bridge”. Uma vez que o anúncio da morte foi feito já depois das 18h, o dia 0 começa a partir desta sexta-feira (9).

As cerimônias culminarão no dia D+10, 19 de setembro, quando será realizado o funeral. Durante esses dez dias, as bandeiras nos edifícios públicos ficam a meio-mastro e a própria programação televisiva e radiofônica é alterada. Neste primeiro dia de luto, são esperadas várias homenagens à Elizabeth II e uma primeira comunicação ao país por parte do novo rei, Carlos III, o filho mais velho da rainha.

Amanhã, o caixão deverá sair do Castelo Balmoral para ser levado por estrada para o Palácio de Holyroodhouse, seguindo depois para a catedral de Saint Giles, para cerimônia com membros da família real. Ainda no sábado, o dia D+1, o corpo da rainha será levado para Londres, em comboio, e ficará na sala do trono do Palácio de Buckingham. No domingo (11), o rei Carlos III embarcará em viagem de luto pelo Reino Unido, começando pela Escócia e seguindo depois para a Irlanda do Norte, onde deverá receber mensagem de condolências no Castelo de Hillsborough. Na segunda-feira (12), começa a Operação Lion. A urna da rainha será transportada do Palácio de Buckingham para o Westminster Hall, num cortejo que passará por vários pontos de Londres. Será o primeiro grande evento que antecede o funeral.

O caixão permanecerá cinco dias em Westminster Hall, para que os súditos prestem a última homenagem. A urna estará aberta ao público 23 horas por dia. Por fim, no dia D+10, será realizado o funeral. O caixão será transportado de Westminster Hall, em procissão, até à abadia. Serão cumpridos dois minutos de silêncio em todo o país. Uma grande procissão acompanhará o caixão até Wellington Arch, no Hyde Park, onde será transferido da carruagem de armas para o carro fúnebre estatal e seguirá para Windsor. A previsão é de que o rei e os membros sêniores da família real se juntem à procissão no Castelo de Windsor antes de o caixão entrar na Capela de São Jorge para cerimônia. O corpo da rainha será, então, enterrado na capela memorial do rei George VI, localizada dentro da Capela de São Jorge.Em comunicado, o Palácio de Buckingham anunciou que o luto nacional vai se prolongar sete dias após o funeral.

MaisPB com informações da Agência Brasil