João Pessoa, 24 de novembro de 2022 | --ºC / --ºC Dólar - Euro

ÚltimaHora
abastecimento comprometido

Após reportagem do MaisPB, autoridades cobram volta da Operação Carro-Pipa

Comentários: 0
publicado em 24/11/2022 ás 12h22
atualizado em 24/11/2022 ás 14h07
(Foto: reprodução)

No começo desta semana o Portal MaisPB trouxe uma reportagem revelando a decisão do Exército em suspender a Operação Carro-Pipa na Paraíba sob a alegação de falta de recursos para manutenção do serviço. A medida tomou prefeitos paraibanos de surpresa. Os gestores foram avisados sobre a medida através de uma mensagem no WhatsApp.

Só na Paraíba, são 159 municípios atendidos por 674 carros-pipa, que suprem a falta de água para uma população de mais de 272 mil habitantes, de acordo com os dados mais atualizados do Exército.

+ Exército suspende Operação Carro-Pipa na PB por falta de dinheiro 

Diante do problema, a redação da Rede Mais provocou o Governo Federal, através do Ministério do Desenvolvimento Regional, para saber se há em curso o trabalho para solucionar o problema. A pasta confirmou que houve a falta de recurso, mas se comprometeu a normalizar o serviço na próxima semana.

Em nota encaminhada à reportagem, o MDR informou que “para assegurar a continuidade da Operação Carro Pipa, a Junta de Execução Orçamentária (JEO) aprovou, na última segunda-feira (21), a liberação de crédito suplementar ao Ministério do Desenvolvimento Regional”.

+ Governo Federal vai liberar crédito para retomar Carro-Pipa na PB

Diante do problema, integrantes da bancada paraibana no Congresso Nacional levantaram a voz para cobrar do Governo Federal soluções imediatas para evitar que paraibanos fiquem sem o abastecimento de água.

A senadora Daniella Ribeiro (PSD) usou a tribuna do Senado Federal para lamentar o ocorrido e pedir providências.

“A escassez de água é um problema histórico em nosso estado. Há cerca de três anos, municípios do Brejo tiveram forte racionamento de água, passando a depender exclusivamente de carros-pipa. Venho aqui fazer uma pelo para que o Governo Federal não abandone o nosso povo sertanejo que depende da água não apenas para beber, mas para manter as pequenas lavouras de subsistência”, disse.

Daniella também encaminhou ofício ao Ministério da Defesa, responsável pela gerência do Exército, para que as medidas cabíveis sejam tomadas.

“Os prefeitos das cidades que mais dependem desse serviço estão preocupados. Alguns têm condições de manter o abastecimento de água para a população apenas por mais 15 dias. A partir daí a única solução será um novo racionamento”, diz o documento.

O deputado federal Ruy Carneiro (PSC) também se manifestou sobre o assunto.

“Estamos pedindo agilidade do Ministério da Economia nesse repasse de recursos para que a Operação Carro Pipa seja retomada o mais rápido possível. Milhares de paraibanos estão sofrendo por conta da suspensão do programa. O acesso à água é um direito básico e nós vamos seguir cobrando até que o trabalho seja retomado.”, defendeu.

Já o deputado federal e presidente do PSB na Paraíba, Gervásio Maia, criticou o corte nas verbas para o serviço.

“Em mais um ato perverso, o governo Bolsonaro decidiu cortar a verba e a água potável de 1,6 milhão de brasileiros no Nordeste. O ministério do Desenvolvimento Regional precisa resolver esse problema urgentemente”, lamentou Gervásio Maia.

A deputada estadual Pollyanna Dutra (PSB) usou as redes sociais para pedir providências.

“É inadmissível a suspensão da Operação Carro-Pipa no Nordeste. Somente na Paraíba, são mais de 272 mil pessoas de 159 municípios afetadas pela ausência da ação, que foi suspensa no dia 16 de novembro. Cobramos urgência na destinação de recursos para restabelecimento da Operação”, publicou.

MaisPB

Leia Também