João Pessoa, 01 de março de 2023 | --ºC / --ºC Dólar - Euro

ÚltimaHora

Livro “De Tudo Se Faz Canção “ 0s 50 anos do Clube da Esquina”será lançado nesta quarta-feira, em João Pessoa

Comentários: 0
publicado em 01/03/2023 às 10h08

Kubitschek Pinheiro MaisPB

NESTA quarta-feira (01) um bom programa cultural em João Pessoa, o lançamento nacional do livro “De Tudo Se Faz Canção – Os 50 anos do Clube da Esquina”, às 18h no espaço “O Toco Taco” (localizado na Rua Bananeiras, 190. A, praia de Manaíra). A obra de suma importância para a música brasileira e mundial, traz a capital paraibana os autores e organizadores Márcio Borges (um dos principais letristas do Clube da Esquina) e Chris Fuscaldo (pesquisadora musical e biógrafa da Garota FM Books), o livro foi produzido em 2022 para celebrar as cinco décadas do álbum que revolucionou a música brasileira.

Márcio Borges e Chris Fuscaldo vão autografar o livro e o DJ Zebb fará um tributo ao legado do de Milton Nascimento, a Lô Borges, Beto Guedes e do próprio Márcio, entre outros que deixaram sua marca na história da música brasileira.

Recentemente, o Clube da Esquina, LP gravado por Milton Nascimento e Lô Borges em 1972 foi eleito o melhor disco já lançado no país, segundo ranking preparado pela equipe do podcast Discoteca Básica com base em listas enviadas por 162 críticos, artistas e pesquisadores musicais (inclusive Fuscaldo). Editado pela Garota FM Books – e visando os fãs estrangeiros – o livro é bilíngue (Português/Inglês) e reúne depoimentos longos dos músicos envolvidos na produção – de Alaíde Costa, convidada na faixa “Me deixa em paz”, a Milton e Lô –, além de textos de Márcio Borges e uma biografia do movimento que colocou Minas Gerais no mapa da música brasileira escrita por Chris Fuscaldo.

Além de faixa a faixa escrito por nomes como Ana Maria Bahiana, Charles Gavin, Patricia Palumbo, Kamille Viola, Ricardo Schott, Renato Vieira, Leandro Souto Maior, Bento Araujo e outros pesquisadores musicais, o livro conta ainda com um prefácio e um posfácio contando como foram as comemorações em 2022, com depoimentos de atores do musical Os Sonhos Não Envelhecem, de Ricardo Alexandre (editor do podcast Discoteca Básica) e de Marcos Sabino, produtor do Festival Marazul, realizado em Niterói, onde o LP foi pré-produzido entre 1971 e 1972.

O livro traz diversas outras imagens históricas, desde Milton como crooner do grupo W’s Boys (que tinha Wagner Tiso na formação) até a despedida dele dos palcos na turnê A Última Sessão de Música.