João Pessoa, 03 de abril de 2023 | --ºC / --ºC Dólar - Euro

ÚltimaHora
espaço publicitário

46% das pessoas que utilizam apps de relacionamento tiveram contato com golpistas

Comentários: 0
publicado em 03/04/2023 ás 07h18
atualizado em 03/04/2023 ás 14h22

Autora: Contadora Melisa Murialdo

No setor financeiro, foram várias as ‘revoluções’ causadas com a chegada de ferramentas cada vez mais tecnológicas no mercado. Após o surgimento dos smartphones, praticamente tudo mudou.  As frequentes esperas nas longas filas de grandes bancos deram lugar para aplicativos online e um crescimento acelerado das fintechs em todo o mundo. Com isso, operações financeiras passaram a ser feitas em poucos minutos pelo telefone.

Desta forma, fazer a contratação de empréstimos, pagamento de contas e até o uso de aplicativos, cartão de crédito ficou mais fácil. Apesar dos riscos com a digitalização das operações financeiras, é possível achar formas seguras para gerir o dinheiro e até mesmo de obter crédito através de um empréstimo online confiável, por exemplo. É claro, no entanto, que são necessários alguns cuidados para evitar cair em golpes, sobretudo os chamados “estelionatos amorosos”, praticados em aplicativos de relacionamento.

De acordo com uma pesquisa realizada pela empresa Kaspersky, de cibersegurança, 46% das pessoas que utilizam aplicativos de relacionamento em todo o mundo já foram contatadas por golpistas na plataforma. Ou seja, quase metade das pessoas que apostaram nestes aplicativos estavam vulneráveis o suficiente para ter contato com fraudadores. Deste total, 15% das pessoas caíram em golpes e tiveram prejuízos. Ainda segundo o relatório, 31% das pessoas tiveram contato com golpistas, mas não chegaram a cair em golpes.

Para dar golpes nas vítimas, esses criminosos costumam utilizar perfis falsos com fotos atraentes para atrair as pessoas e, após conquistar a confiança delas, passam a pedir empréstimos em dinheiro, alegando necessidades médicas e até uma quantia específica para viajar e encontrar a vítima. O problema é que, uma vez que consegue o dinheiro, o golpista “some do mapa”, dando prejuízo financeiro a quem foi enganado.

Neste cenário, é impossível abordar o tema e não traçar um paralelo com o famoso caso de Simon Leviev, mais conhecido como o Golpista do Tinder. O israelense, cuja história se transformou em um documentário da Netflix, ostentava roupas caras, carros de luxo e afirmava ser filho de um bilionário. Desta forma, ele adquire confiança para convencer as vítimas a emprestar quantias significativas de dinheiro.

Após emprestarem valores consideráveis para Leviev, o homem desaparecia e deixava as mulheres com várias dívidas e sem dinheiro para pagá-las.

Como evitar golpes no Tinder?

A principal recomendação das autoridades é sempre desconfiar e nunca enviar dinheiro ou seus dados pessoais para uma pessoa que você conheceu online, por mais persuasivos que pareçam. Se você está pensando em usar um aplicativo de namoro, saiba que existem muitos golpistas operando nessas plataformas. 

Caso se depare com alguém pedindo empréstimos em aplicativos como o Tinder, a recomendação é para denunciar o perfil e bloquear a conta da pessoa imediatamente, pois a probabilidade de se tratar de um golpe é alta.

Existem muitas outras maneiras de encontrar o amor online, então não se deixe enganar por um “estelionato amoroso”. Seja inteligente, seguro e aproveite o processo de encontrar a combinação perfeita.

Empréstimo online confiável

Quando se trata de encontrar um empréstimo online confiável, há algumas coisas que podem ser feitas para garantir que está trabalhando com uma fintech respeitável. Primeiro, é preciso conferir as avaliações de outros usuários para ver como foi a experiência deles. Se houverem muitas críticas negativas, isso é uma bandeira vermelha. Em segundo lugar, certifique-se de que a fintech esteja devidamente licenciada e, por fim, sempre leia atentamente os termos e condições de qualquer contrato de empréstimo antes de assinar qualquer coisa.