João Pessoa, 04 de maio de 2023 | --ºC / --ºC Dólar - Euro

ÚltimaHora
veja votos dos paraibanos

Câmara suspende trechos de decretos de Lula sobre saneamento

Comentários: 0
publicado em 04/05/2023 ás 06h46
atualizado em 04/05/2023 ás 09h15
Brasília (DF) 02/05/2023 Sessão da Câmara que tentou votar o PL 2630. Foto Lula Marques/ Agência Brasil.

A Câmara dos Deputados aprovou, na noite desta quarta-feira (3), um Projeto de Decreto Legislativo (PDL) que suspende trechos de decretos do presidente Luiz Inácio Lula da Silva de regulamentação do novo marco do saneamento básico.

Votaram SIM ao PDL, para derrubar os decretos editados por Lula: Aguinaldo Ribeiro (PP), Cabo Gilberto (PL), Damião Feliciano (União), Mersinho Lucena (PP) e Murilo Galdino (Republicanos).

Votaram NÃO ao PDL, para manter os decretos editados por Lula: Gervásio Maia (PSB), Luiz Couto (PT), Romero Rodrigues (PSC), Ruy Carneiro (PSC) e Wilson Santiago (Republicanos).

NÃO PARTICIPARAM DA VOTAÇÃO os deputados Hugo Motta (Republicanos) e Wellington Roberto (PL).

Esses decretos editados pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva no início de abril deste ano revogam outras regulamentações editadas em 2020 e 2021. Os deputados defensores do PDL argumentaram que o decreto permite a regularização de contratos atuais que deveriam ser extintos sem possibilidade de renovação.

“Estamos sustando a contratação de estatais em diversos estados sem licitação e a possibilidade de contar situações irregulares como parte da capacidade econômica”, afirmou o relator do projeto, deputado Alex Manente (Cidadania-SP).

Já os defensores dos decretos, e críticos do PDL, argumentam que os dispositivos beneficiam cidades pequenas que não seriam de interesse de empresas privadas na montagem de blocos de municípios para a prestação regionalizada.

Agora, o PDL segue para o Senado para nova análise e discussão do mérito.

MaisPB com informações da Agência Câmara